Mulher relata assédio de torcedores de Verstappen no GP da Áustria
Insultos racistas e homofóbicos também foram relatados; Hamilton e a Fórmula 1 repudiaram o episódio
atualizado
Compartilhar notícia
Diversas mulheres foram às redes sociais relatar episódios de assédio sofridos durante o GP da Áustria de Fórmula 1, que ocorreu neste fim de semana. Em um dos relatos, uma fã de Hamilton contou que um grupo de cinco fãs holandeses de Max Verstappen levantaram seu vestido, afirmando que “nenhum fã de Lewis merece respeito”.
Em nota, a Fórmula 1 lamentou o ocorrido e afirmou que irá tomar providências. “Ficamos cientes de relatos de que alguns fãs foram alvos de comentários completamente inaceitáveis vindo de outros torcedores durante o evento. Levantamos isso com o promotor [da corrida] e com a segurança local e ouviremos todos que relataram tais incidentes e estão levando muito a sério. Esse tipo de comportamento é inaceitável e não será tolerado. Todos os fãs devem ser tratados com respeito”, escreveu a categoria.
Em outro relato nas redes, uma mulher falou que ouviu “racismo, xingamentos, assédio…a lista é longa”.
Who is in charge of security at the Red Bull Ring?
Hey @F1 @fia @Ben_Sulayem @fiawim @Silbellot @redbull @redbullracing, below are a bunch of tweets about people, particularly women, being harassed at the #AustrianGP this weekend. What can they do to protect themselves? https://t.co/GJiZDT5dgV
— Melanie 🏁 (@MotoMel89) July 9, 2022
Os pilotos reagiram aos relatos, condenando as atitudes dos torcedores. “Enojado e decepcionado por ouvir que alguns fãs estão enfrentando racismo, homofobia e todo tipo de comportamento abusivo no circuito neste fim de semana. Assistir ao GP da Áustria ou qualquer outro nunca deveria ser uma fonte de ansiedade e dor para fãs, e algo que precisa ser feito para garantir que corridas sejam ambientes seguros para todos. Por favor, se você viu isso acontecer, reporte à segurança do circuito e à F1, não podemos nos sentar e permitir que isso continue”, disse Lewis Hamilton.
Já Sebastian Vettel afirma que a tolerância deve ser zero com esse tipo de comportamento. “Seja lá quem forem essas pessoas, elas deveriam se envergonhar e serem banidas de corridas pelo resto de suas vidas”, defendeu.