metropoles.com

Morre Ricardo Divila, projetista do Copersucar-Fittipaldi na F1

O engenheiro convidado pelos irmãos Emerson e Wilson Fittipaldi para encaminhar o carro brasileiro tinha 74 anos e faleceu neste sábado

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles

O engenheiro Ricardo Divila morreu na madrugada deste sábado (25/04), aos 74 anos. Ele era conhecido por ser o primeiro projetista de um carro brasileiro a integrar o grid da Fórmula 1, o Copersucar-Fittipaldi.

Divila havia sofrido um AVC no início de abril e lutava contra um câncer no pâncreas. Ele deixa a mulher Krystyna.

O engenheiro conheceu os irmãos Emerson e Wilson Fittipaldi na década de 1960. A pedido dos ídolos, projetou o carro nacional para a Fórmula 1 em 1975.

Nascido em São Paulo e formado em engenharia astronáutica, Divila era considerado uma das mentes mais brilhantes do automobilismo mundial. A Copersucar correu na principal categoria do automobilismo mundial entre 1975 e 1982. Além dos irmãos Wilson e Emerson Fittipaldi, a escuderia teve como pilotos Ingo Hoffmann, Alex Dias Ribeiro, Chico Serra, Keke Rosberg e o italiano Arturo Merzario.

Os primeiros carros da equipes exibiam as iniciais FD, em alusão aos sobrenomes Fittipaldi e Divila. O engenheiro também foi diretor técnico da escuderia. Depois que a Copersucar encerrou seu projeto, ele passou a morar na Europa e trabalhou em outras equipes da F1, como Ligier, Minardi e Fondmetal.

Copersucar reconstruída em 2019

Em novembro do ano passado, o designer Adhemar Cabral prestou uma homenagem ao Copersucar-Fittipaldi. Ele restaurou o único carro brasileiro que já correu nas pistas de F-1.

(Com informações da Agência Estado)

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comEsportes

Você quer ficar por dentro das notícias de esportes e receber notificações em tempo real?