metropoles.com

Max Verstappen domina em Abu Dhabi e vence última prova do ano na Fórmula 1

Em prova monótona, piloto dominou de ponta a ponta e conquistou última corrida da temporada

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Getty Images / Bryn Lennon / Equipe
Verstappen ganha em Abu Dhabi
1 de 1 Verstappen ganha em Abu Dhabi - Foto: <p>Getty Images /<br /> Bryn Lennon / Equipe</p><div class="m-banner-wrap m-banner-rectangle m-publicity-content-middle"><div id="div-gpt-ad-geral-quadrado-1"></div></div> </p>

Em uma prova monótona e sem incidentes, ao contrário do que ocorreu no Bahrein, Max Verstappen dominou de ponta a ponta e venceu o GP de Abu Dhabi, a última etapa da temporada 2020 da Fórmula 1. Neste domingo (13/13), o piloto da Red Bull fez uma corrida segura e triunfou com muita tranquilidade, com 15s976 de vantagem sobre Valtteri Bottas, o segundo colocado e que ficou com o vice do campeonato pela segunda vez seguida. Em sua volta após ficar fora por conta da covid-19, Lewis Hamilton completou o pódio.

A segunda vitória de Verstappen no ano e a décima da carreira não lhe garantiu o vice no Mundial de Pilotos. O holandês terminou a temporada em terceiro na classificação geral, com 215 pontos, atrás de Bottas, que assegurou a segunda posição com o desempenho nos Emirados Árabes. Heptacampeão, Hamilton definiu a conquista antecipadamente, no GP da Turquia. Ele igualou Michael Schumacher em número de conquistas e é o piloto com mais vitórias na categoria. Em 2020, sepultou recordes e se consolidou como um dos maiores da história.

Em Abu Dabi, o piloto britânico não repetiu o desempenho dominante das outras corridas em 2020 muito graças à sua limitação física provocada pela infecção por coronavírus. Ele admitiu que ainda não está 100% e que sente sequelas da doença, como um incômodo nos pulmões. Após a prova, o heptacampeão afirmou que se sentiu cansado na disputa, mas comemorou o fato de ter cruzado a linha de chegada.

Companheiro de Verstappen na Red Bull, que conquistou o vice do Mundial de Construtores, o tailandês Alexander Albon fechou a disputa em quarto, seguido do britânico Lando Norris e do espanhol Carlos Sainz Jr., ambos da McLaren, na quinta e sexta colocações, respectivamente.

A Renault colocou seus pilotos na sétima e nona posições, com o australiano Daniel Ricciardo à frente do francês Esteban Ocon. Entre eles ficou o também francês Pierre Gasly, da AlphaTauri. O canadense Lance Stroll foi ultrapassado na última volta e terminou em décimo, o que lhe rendeu apenas um ponto e custou à Racing Point a perda do terceiro lugar no Mundial de Construtores para a McLaren. Sainz, porém, ainda pode ser punido por ter entrado lento demais para o pit stop.

A Ferrari concluiu o ano de maneira melancólica, fora da zona de pontuação, com Charles Leclerc em 13º e Sebastian Vettel em 14º. O alemão tetracampeão se despediu da escuderia italiana. Em 2021, ele vai correr na Aston Martin, novo nome da Racing Point a partir do próximo ano.

Em sua segunda corrida na categoria, Pietro Fittipaldi fechou em 19º e último lugar. Ele chegou a estar à frente do companheiro Kevin Magnussen, mas fez um pit stop e ficou atrás do dinamarquês. Existe a possibilidade de o brasileiro correr na Haas em 2021, já que o russo Nikita Mazepin, contratado pela equipe americana para a próxima temporada, é acusado de assédio sexual e seu futuro é incerto. Nas redes sociais existe um abaixo-assinado que pede que a FIA impeça o piloto de competir.

A corrida morna tem a ver com o traçado do circuito Yas Marina, que permite poucas ultrapassagens. Houve apenas um incidente neste domingo: Sergio Pérez, vencedor do GP de Sakhir no domingo passado, sofreu pane mecânica em seu carro e teve de abandonar. O mexicano se despediu da Racing Point, e provavelmente da Fórmula 1, de forma melancólica.

Finalizada a temporada mais curta e bagunçada da história da Fórmula 1 em razão da pandemia de covid-19, que alterou o calendário substancialmente, a previsão é de que o ano de 2021 seja mais tranquilo, com 23 etapas programas no cronograma e a volta do GP do Brasil. A próxima temporada será aberta no dia 21 de março, com o GP da Austrália.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comEsportes

Você quer ficar por dentro das notícias de esportes e receber notificações em tempo real?