“Sortudo”, Verstappen tem chance de disparar na temporada em Monza
Holandês vinha andando atrás das Mercedes, mas contou com mau desempenho de Hamilton e punição de Bottas para cravar a pole na Itália
atualizado
Compartilhar notícia
Se as arquibancadas do GP de Zandvoort se revestiram de laranja para festejar Max Verstappen, vencedor do Grande Prêmio da Holanda no último fim de semana, Monza, mesmo com 50% de capacidade do público, deve fazer uma verdadeira festa vermelha em apoio à Ferrari, a escuderia local, neste fim de semana. A Band anuncia a transmissão a partir das 9h30.
Apesar da festa para a Ferrari, a equipe italiana deve ser figurante de mais um capítulo da batalha entre Hamilton e Verstappen.
Confira mais detalhes da corrida deste fim de semana, a 14ª etapa da temporada 2021 da Fórmula 1, abaixo.
O campeonato
Max Verstappen recuperou a ponta do Mundial de Pilotos após uma exibição impecável “em casa” no último fim de semana, com direito a festa da torcida holandesa em Zandvoort. Graças a uma estratégia muito bem estabelecida pela Red Bull em resposta às tentativas da Mercedes, o atual líder do campeonato não foi ameaçado em momento algum.
E a briga Hamilton x Verstappen pode ganhar um tempero a mais para a reta final do campeonato. Sem a pressão de garantir um lugar na Mercedes para a próxima temporada, já que correrá pela Alfa Romeo na próxima temporada, Valtteri Bottas pode se tornar um fator na briga pelo título. No entanto, esse fator terá que esperar mais uma corrida para, quem sabe, se tornar realidade. Após garantir a “pole” no treino livre e vencer a sprint race, Bottas foi punido e larga no fim do grid neste domingo.
Confira as tabelas do Mundial de Pilotos e Construtores abaixo:
A sprint race
A sorte parece do lado de Max Verstappen na Fórmula 1. O líder do Mundial de Pilotos estava atrás dos carros da Mercedes no Sprint Race do GP da Itália, neste sábado, mas superou Lewis Hamilton, que largou mal, e mesmo atrás do vencedor Valtteri Bottas, será o pole position com sua Red Bull neste domingo por causa de punição ao finlandês pela mudança de componentes do motor – terá de largar no fim do pelotão.
Detalhes do circuito
Distância: 5.793m
Recorde em corrida: 1min21s046 (Rubens Barrichello, Ferrari, 2004)
Número de voltas: 53
DRS – 2 zonas Zona 1: após a curva 7
Zona 2: reta dos boxes
Pneus disponíveis: C2 (duros), C3 (médios) e C4 (macios)
Resultado em 2020:
Pole position: Lewis Hamilton (Mercedes) – 1min18s887
Pódio:
1º Pierre Gasly (FRA/AlphaTauri) 1h47min06
2º Carlos Sainz (ESP/McLaren) +0s415
3º Lance Stroll (CAN/Racing Point) +3s358
Curiosidades do circuito
O GP de Monza de 2021 será a corrida de número 102 da categoria em território italiano, o que representa quase 10% do total de GPs da Fórmula 1 na história. Foram 71 provas em Monza, 28 em Ímola, uma corrida em circuito de rua em Pescara e uma em Mugello, que fez sua estreia no ano passado, no GP de número 1.000 da Ferrari, dona do circuito.
A última vitória brasileira na Fórmula aconteceu na Itália. Ela veio com Rubens Barrichello, em 2009, quando o piloto ainda corria pela Brawn.
GP de Monza em 2020
A prova italiana do ano passado é uma daquelas que pode entrar sem medo de errar na categoria “corrida maluca”. Pierre Gasly aproveitou uma série de incidentes e confusões para vencer a prova, o primeiro triunfo da AlphaTauri na categoria.
O francês foi beneficiado por ter feito seu pit stop quando um safety car entrou na pista para a retirada do carro de Kevin Magnussen. Além disso, Lewis Hamilton, que liderava a corrida, foi punido por ter entrado nos boxes antes da abertura para pit stop.
Gasly ainda resistiu a um ataque de Carlos Sainz Jr, da McLaren, para garantir o lugar mais alto do pódio.