metropoles.com

Hamilton vence GP da Estíria e Mercedes faz dobradinha; Ferraris batem

O pódio foi completo pelo holandês Max Verstappen, da Red Bull, que foi vice-líder por um bom tempo

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Dan Istitene – Formula 1/Formula 1 via Getty Images
Lewis Hamilton
1 de 1 Lewis Hamilton - Foto: Dan Istitene – Formula 1/Formula 1 via Getty Images

Soberano e dominante, Lewis Hamilton sobrou no GP da Estíria da Fórmula 1. Neste domingo (12/7), o hexacampeão mundial liderou de ponta a ponta a corrida no circuito Red Bull Ring de Spielberg, na Áustria, e venceu a prova com autoridade, sem sustos, recuperando-se do quarto lugar na primeira etapa da temporada. Ele anotou o tempo de 1h22min50s683.

Valtteri Bottas chegou em segundo e, assim, a Mercedes marcou a primeira dobradinha da temporada. O pódio foi completo pelo holandês Max Verstappen, da Red Bull, que foi vice-líder por um bom tempo, mas não conseguiu sustentar a posição e acabou ultrapassado pelo finlandês, líder do Mundial de Pilotos, com 43 pontos, seis a mais que Hamilton.

Hamilton chegou à 89ª vitória na carreira e agora está a seis de igualar Michael Schumacher, o maior vencedor da história da categoria. O piloto inglês, com o primeiro triunfo no ano, venceu pelo menos uma vez nas últimas 14 temporadas.

“O time fez um trabalho fantástico com a estratégia. Sou muito grato por voltar a vencer. Parece que faz um tempão desde a última vez. Foi um grande passo à frente. Eu amo corridas seguidas, poderia fazer isso durante toda a temporada”, celebrou Hamilton.

A quarta posição ficou com o tailandês Alexander Albon, da Red Bull, logo à frente de Lando Norris, que mais uma vez se destacou pelo arrojo e talento. Pilotando como se tivesse larga experiência, o jovem inglês de 20 anos ultrapassou o mexicano Sergio Perez na última curva e terminou em quinto. No último fim de semana, ele já havia chamado a atenção ao ter chegado em terceiro e conquistado seu primeiro pódio na carreira.

Apesar da posição perdida no final, o mexicano Sérgio Peres também teve performance notável. O piloto da Racing Point largou em 17º depois de um desempenho ruim na chuva na sessão classificatória e protagonizou uma corrida de recuperação espetacular. Ele empilhou ultrapassagens e chegou a estar em quinto, mas danificou a asa dianteira na disputa pelo quarto lugar com Albon e acabou terminando em sexto.

Completaram o grupo dos dez melhores colocados, do sétimo ao décimo lugar, o canadense Lance Stroll, da Racing Point, o australiano Daniel Ricciardo, da Renault, o espanhol Carlos Sainz, da McLaren, e o russo Daniil Kvyat, da Alphatauri.

A corrida neste domingo foi bem menos caótica em relação à última prova. Abandonaram a prova apenas o francês Esteban Ocon, da Renault, e os carros da Ferrari, que teve um fim de semana para esquecer. Logo na largada, Charles Leclerc se afobou e bateu no companheiro Sebastian Vettel, que logo deixou a corrida O jovem monegasco tentou voltar, mas não conseguiu e também retirou seu carro. Depois, ele assumiu a culpa pelo incidente e pediu desculpas. O piloto escapou de punição.

A última vez que as duas Ferraris bateram havia sido no GP do Brasil de 2019, com a dupla também abandonando. Após o incidente, o chefe da escuderia italiana, Mattia Binotto, em entrevista à Rede Globo, preferiu não apontar culpados e disse que a equipe vai trabalhar para se recuperar.

Um novo protesto antirracista marcou o GP da Estíria. Antes da prova, a maioria dos pilotos novamente se ajoelhou e usou uma camiseta com os dizeres “Fim do Racismo”. Vestido com uma camiseta que estampava a frase “Black Lives Matter” (Vidas Negras Importam) Lewis Hamilton, único piloto negro da história da categoria, liderou de novo o movimento.

Os pilotos voltam à pista no próximo fim de semana para o GP da Hungria, a terceira etapa da temporada da Fórmula 1. A categoria ainda não definiu o calendário completo e deve anunciar mais corridas em breve.

Confira a classificação do GP da Estíria:

1°) Lewis Hamilton (ING/Mercedes), em 1h22min50s683
2º) Valtteri Bottas (FIN/Mercedes), a 13s719
3º) Max Verstappen (HOL/Red Bull) , a 33s698
4º) Alexander Albon (TAI/Red Bull), a 44s400
5º) Lando Norris (ING/McLaren), a 61s470
6º) Sergio Pérez (MEX/Racing Point), a 62s387
7º) Lance Stroll (CAN/Racing Point), a 62s453
8º) Daniel Ricciardo (AUS/Renault), a 62s591
9º) Carlos Sainz Jr. (ESP/McLaren), a uma volta
10º) Daniil Kvyat (RUS/Alphatauri), a uma volta
11º) Kimi Raikkonen (FIN/Alfa Romeo), a uma volta
12º) Kevin Magnussen (DIN/Haas), a uma volta
13º) Romain Grosjean (FRA/Haas), a uma volta
14º) Antonio Giovinazzi (ITA/Alfa Romeo), a uma volta
15º) Pierre Gasly (FRA/Alphatauri), a uma volta
16º) George Russel (ING/Williams), a duas voltas
17º) Nicholas Latifi (CAN/Williams), a duas voltas

Abandonaram a prova:

Charles Leclerc (ALE/Ferrari)
Sebastian Vettel (ALE/Ferrari)
Esteban Ocon (FRA/Renault)S

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comEsportes

Você quer ficar por dentro das notícias de esportes e receber notificações em tempo real?