Hamilton e Verstappen chegam para 16ª etapa da F1 separados por apenas dois pontos
Com apenas seis corridas faltando para o fim da temporada, disputa entre os líderes continua acirrada
atualizado
Compartilhar notícia
Lewis Hamilton e Max Verstappen nos ofereceram durante a temporada inteira algumas das disputas mais emocionantes que a Fórmula 1 viu nos últimos campeonatos. E essa briga deve durar até o fim. A categoria chega à Turquia, a 16ª etapa, e o piloto da Mercedes e o da Red Bull estão separados apenas por dois pontos.
Saiba mais sobre a corrida, que terá transmissão da Band, neste domingo (10/10), a partir das 9h:
O campeonato
Apenas dois pontos separam Lewis Hamilton de Max Verstappen no Mundial de Pilotos de 2021. No GP da Rússia, o holandês foi punido por fazer a quarta troca de motor na temporada e largou na última posição do grid. No entanto, fez uma excelente corrida de recuperação e terminou na 2ª colocação, impedindo que o rival britânico se desgarrasse na tabela.
Hamilton, que largou em 4º, fez uma excelente corrida, mas foi beneficiado pela falha de comunicação da McLaren com Lando Norris. Nas últimas voltas, com a chuva apertando, a equipe não teria sido firme o suficiente em seu comando de mandar o piloto de volta para os boxes para trocar os pneus, como a Mercedes fez com o heptacampeão.
Na Turquia, será a vez de Hamilton receber uma punição devido a trocas de equipamento em sua Mercedes. O britânico perderá 10 posições no grid, mas assim como Verstappen, deverá ter braço e carro o suficiente para se recuperar e brigar nas primeiras colocações.
Confira a situação atual do Mundial de Pilotos e Construtores:
O treino classificatório
Detalhes sobre o circuito
Distância: 5.338m
Número de voltas: 58
Recorde em corrida: 1min24s770 (Juan Pablo Montoya, McLaren, 2005)
DRS – 2 zonas
DRS 1: Detecção antes da curva 14 e ativação na reta principal
DRS 2: Detecção antes da curva 9 e ativação após curva 10
Pneus disponíveis: C2 (duros), C3 (médios) e C4 (macios)
Resultado de 2020
Pole Position: Lance Stroll (Racing Point-Mercedes) – 1min47s765
Pódio:
1º Lewis Hamilton (Mercedes) 1h42min19
2º Sergio Perez (Racing Point-Mercedes) +31s633
3º Sebastian Vettel (Ferrari) +31s960
Curiosidades sobre o circuito
O GP da Turquia voltou à Fórmula 1 em 2020 após uma ausência de nove anos da categoria. O circuito foi construído em 2005 e acabou se tornando um elefante branco após 2011, chegando a ser utilizado como um estacionamento.
Na temporada passada, Lewis Hamilton afirmou que o GP da Turquia havia sido o mais difícil do ano, devido ao asfalto terminado às vésperas da corrida, o frio, chuva e à pouca informação que as equipes tinham sobre a pista, não utilizada pela Fórmula 1 há quase uma década.
Para os brasileiros, a prova guarda boas recordações. Entre 2006 e 2008, Felipe Massa registrou três poles e vitórias no circuito. Dois mil e oito também foi o ano em que Rubens Barrichello se tornou o piloto com mais largadas na F1, registrando o recorde também na Turquia.
Tal recorde já foi quebrado por Kimi Raikkonen e Fernando Alonso.
O GP da Turquia em 2020
O Grande Prêmio da Turquia de 2020 foi a prova em que Lewis Hamilton se sagrou heptacampeão mundial. Mesmo em meio às dificuldades, o inglês da Mercedes superou a pista molhada e, na reta final, fez a investida para sair com a vitória quando o asfalto começou a secar.