GP do Brasil de Fórmula 1 retorna em momento decisivo do campeonato
No ano passado, a prova que seria realizada em Interlagos foi cancelada em razão da pandemia. Corrida começa às 14h deste domingo (14/11)
atualizado
Compartilhar notícia
Após o cancelamento da edição no ano passado e incertezas quanto à continuidade da etapa no Brasil, a Fórmula 1 volta ao Brasil neste domingo (14/11).
A prova realizada no autódromo de Interlagos (SP) neste fim de semana promete ser decisiva na disputa pelo título, assim como no mundial de construtores.
Com os resultados do último GP no México, a conquista do Campeonato Mundial de F1 ficará entre Max Verstappen e Lewis Hamilton. Os demais pilotos não possuem mais chances matemáticas na competição.
Atual líder na classificação geral com 314,5 pontos, Verstappen tenta o primeiro título na elite do automobilismo. Caso consiga ser campeão, interrompe o pentacampeonato consecutivo de Sir Lewis Hamilton (293,5 pontos). O britânico busca ser campeão pela oitava vez na carreira.
No mundial de construtores, o duelo está bastante equilibrado. Apenas dois pontos separam a Mercedes (481,5 pontos) da Red Bull (479,5 pontos).São as únicas que ainda disputam o título.
Caso a Red Bull vença neste ano, quebrará uma hegemonia da Mercedes que completa 8 anos no fim do ano. Desde 2013, quando a Red Bull ganhou o campeonato de construtores, apenas a equipe de Lewis Hamilton e Valtteri Bottas vem sendo campeã.
Após o Grande Prêmio do Brasil, ainda restarão três etapas a serem realizadas para o fim da temporada 2021.
Mudanças na categoria
Com a volta do maior evento automobilístico às pistas de São Paulo, o fã de Fórmula 1 brasileiro pôde ver algumas mudanças que deram mais emoções. A classificação para o Grid de largada mudou, com o chamado Sprint Race.
No sábado, uma corrida (24 voltas, no caso de Interlagos) é disputada, largando na Pole Position quem vencer essa “mini-corrida”. Na Sprint Race, o primeiro lugar ganha também três pontos na classificação geral, enquanto o segundo lugar soma dois pontos. Já o terceiro recebe um ponto.
Outra alteração não diz respeito à disputa nas pistas, mas aconteceu em relação à última etapa no país. Em novembro do ano passado, enquanto a cidade de São Paulo discutia o acordo com para ser sede até 2025, o então prefeito Bruno Covas anunciava a mudança do nome do evento, que passaria a ser “Grande Prêmio de São Paulo”, e não mais “Grande Prêmio do Brasil”.
“Mudança é significativa. É a imagem e o nome de São Paulo que vão pro mundo”, disse o prefeito à época, justificando a visibilidade da cidade como motivação para troca do nome.
Atrações
Para quem for prestigiar a corrida, antes da largada haverá um show para celebrar o retorno da categoria. Do alto de um balão, Nervo, dupla de irmãs DJ’s australianas, animará a galera presente nas arquibancadas.
A bandeirada final ficará por conta de Rebeca Andrade, medalhista de ouro e de prata da ginástica artística na Olimpíada de Tóquio. No Brasil, personalidades como Pelé e Gisele Bündchen já tiveram a honra de dar a bandeirada.
Grande Prêmio do Brasil de Fórmula 1
Local: Autódromo José Carlos Pace, em Interlagos (SP)
Data: domingo (14/11/2021)
Horário: 14h
Transmissão: Band
Quer ficar por dentro de tudo que rola no mundo dos esportes e receber as notícias direto no seu Telegram? Entre no canal do Metrópoles.