GP do Bahrein inicia a temporada 2023 da Fórmula 1 neste domingo (5/3)
Com novos pilotos, o retorno de rostos conhecidos e o calendário mais extenso da história da modalidade, o GP do Bahrein inicia a temporada
atualizado
Compartilhar notícia
A temporada 2023 da Fórmula 1 está oficialmente de volta! Neste ano, o campeonato conta com novos pilotos, divididos em três equipes diferentes, o retorno de rostos conhecidos e o calendário mais extenso da história da modalidade, com 23 corridas. Além disso, é esperado que as três grandes escuderias (Red Bull, Ferrari e Mercedes) briguem pelo título.
As mudanças no grid acompanham as novas caras nas chefias de algumas equipes, que esperam boas respostas dos novos comandantes. Com as novidades e o primeiro ano do novo regulamento completo, a competitividade deve aumentar entre os times e uma competição mais igual é esperada.
A corrida acontece a partir das 12h, com transmissão da Band. Veja mais detalhes do primeiro GP do ano a seguir:
Detalhes do circuito
Distância: 5412m
Número de voltas: 57
Recorde em corrida: 1min31s447 (Pedro de la Rosa, McLaren, 2005)
DRS: 3 zonas
DRS 1: Detecção antes da curva 1 e ativação após a curva 3
DRS 2: Detecção antes da curva 9 e ativação após curva 10
DRS 3: Detecção antes da curva 14 e ativação na reta dos boxes
Pneus disponíveis: C1 (duros), C2 (médios) e C3 (macios)
Resultados de 2022
Pole Position: Charles Leclerc (MON/Ferrari) – 1min30s558
Pódio:
1º Charles Leclerc (MON/Ferrari) – 1h37min33s584
2º Carlos Sainz (ESP/Ferrari) +5s598
3º Lewis Hamilton (ING/Mercedes) +9s675
4º George Russell (ING/Merceses) +11s211
O treino classificatório
O bicampeão mundial Max Verstappen garantiu a pole position após garantir o melhor tempo da classificação. O holandês terminou o circuito com 1min29s708, deixando seu companheiro de equipe em 2º e Charles Leclerc em 3º. Esta é a 21ª pole position de Verstappen na carreira.
Dados do circuito
O primeiro GP do Bahrein foi disputado em 2004 e, desde então, o circuito passou por algumas mudanças em sua configuração, mas ocupa o espaço de uma das corridas mais tradicionais da Fórmula 1. A partir de 2014, a prova passou a acontecer no período noturno, o que favoreceu o desempenho dos pilotos, já que o clima tende a ficar mais ameno.
O GP em 2022
No último ano, o GP do Bahrein encheu os fãs ferraristas de esperança com o resultado, uma vez que teve os dois pilotos da escuderia nas duas primeiras colocações. A Red Bull apresentou problemas e deixou em dúvida o bom desempenho da equipe.
A corrida também foi cheia de emoções: Verstappen e Leclerc batalharam durante todo o circuito, mas o carro do holandês perdeu as forças no final. O mesmo aconteceu com Perez, que acabou dando o 3º lugar para Lewis Hamilton. O inglês mostrou, já na primeira corrida, que o carro da Mercedes da temporada estava abaixo do esperado.