GP de Abu Dhabi encerra ano da F1 com despedidas e definição de pódio
Enquanto Pérez, Leclerc e até Russell brigam pelo vice-campeonato, Vettel, Ricciardo, Schumacher e Latiffi se despedem do grid
atualizado
Compartilhar notícia
Depois de um longo ano, a Fórmula 1 encerra sua temporada neste domingo (20/11), com o GP de Abu Dhabi. Apesar de o Campeonato de Pilotos e de Construtores já estar decidido, com Max Verstappen e a Red Bull levantando suas respectivas taças, a última corrida do ano precisa encerrar alguns assuntos.
O primeiro e talvez mais importante deles é a definição do restante do pódio. Sergio Pérez, da Red Bull, e Charles Leclerc, da Ferrari, chegam ao Circuito de Yas Marina com a pontuação empatada em 2º lugar, com 290 pontos cada. Além deles, George Russell tem chances matemáticas de ficar com o vice-campeonato.
A 2ª colocação do Campeonato de Construtores também está na briga. Ferrari e Mercedes estão separadas por apenas 19 pontos e, com os erros constantes da equipe italiana e a ascensão do adversário, existe a possibilidade de uma mudança na classificação.
Como se não bastasse a emoção das decisões finais, o GP ainda ficará marcado por ser a última corrida de alguns pilotos – definitivamente e por enquanto. Sebastian Vettel fará o último circuito de sua carreira e as despedidas, que começaram no GP de Interlagos, se intensificam dentro e fora das pistas.
O tetracampeão já recebeu um recado de adeus de alguns colegas de profissão e tem sido alvo de homenagens frequentes nas redes sociais dos fãs e demais organizadores da Fórmula 1. O alemão, inclusive, fez um jantar que reuniu todos os pilotos titulares do grid desta temporada.
Além dele, Daniel Ricciardo, Mick Schumacher e Nicolas Latiffi não farão parte dos 20 pilotos que participarão do campeonato em 2023. Os três não conseguiram segurar seus contratos com as equipes em que estavam e ainda não falaram sobre seus futuros no esportes. A única expectativa é de que Ricciardo seja piloto substituto da Red Bull ano que vem, mas nada foi oficializado até o momento.
Neste domingo, o grid de largada, decidido no classificatório de sábado (19/11), será o seguinte:
1º – Max Verstappen (HOL/Red Bull)
2º – Sergio Pérez (MEX/Red Bull)
3º – Charles Leclerc (MON/Ferrari)
4º – Carlos Sainz (ESP/Ferrari)
5º – Lewis Hamilton (ING/Mercedes)
6º – George Russell (ING/Mercedes)
7º – Lando Norris (ING/McLaren)
8º – Esteban Ocon (FRA/Alpine)
9º – Sebastian Vettel (ALE/Aston Martin)
10º – Daniel Ricciardo (AUS/McLaren)
11º – Fernando Alonso (ESP/Alpine)
12º – Yuki Tsunoda (JAP/AlphaTauri)
13º – Mick Schumacher (ALE/Haas)
14º – Lance Stroll (CAN/Aston Martin)
15º – Guanyu Zhou (CHI/Alfa Romeo)
16º – Kevin Magnussen (DIN/Haas)
17º – Pierre Gasly (FRA/AlphaTauri)
18º – Valtteri Bottas (FIN/Alfa Romeo)
19º – Alexander Albon (TAI/Williams)
20º – Nicolas Latiffi (CAN/Williams)