metropoles.com

Gasly lidera e Ferrari se destaca em 1º treino da nova temporada da F1

O holandês Max Verstappen, atual campeão mundial, e o inglês Lewis Hamilton, foram apenas coadjuvantes na primeira sessão oficial

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Hasan Bratic/picture alliance via Getty Images
Formula 1 Gasly AlphaTauri
1 de 1 Formula 1 Gasly AlphaTauri - Foto: Hasan Bratic/picture alliance via Getty Images

A temporada 2022 da Fórmula 1 enfim começou na manhã desta sexta-feira (18/3), pelo horário de Brasília, no Circuito de Sakhir. E contou com um resultado inesperado. O primeiro treino livre do GP do Bahrein teve como líder o francês Pierre Gasly, da modesta equipe AlphaTauri. A Ferrari veio logo atrás, com o segundo e o terceiro melhores tempos.

Havia a expectativa de que a atividade já confirmasse a rivalidade entre Mercedes e Red Bull, que se saiu melhor que a rival na pré-temporada. Mas o holandês Max Verstappen, atual campeão mundial, e o inglês Lewis Hamilton, foram apenas coadjuvantes na primeira sessão oficial do ano.

Gasly acabou ofuscando os grandes favoritos ao título. O francês marcou 1min34s193 em sua melhor volta, com os pneus macios, considerados os mais rápidos. Ele completou 23 voltas no traçado, o maior número da sessão, assim como outros pilotos. Para efeito de comparação, seu companheiro na AlphaTauri, o japonês Yuki Tsunoda, foi apenas o nono colocado, com 1min35s028

Se a Mercedes e a Red Bull não mostraram seu poder de fogo nesta manhã, a Ferrari evitou se conter. Com pneus médios, colocou o monegasco com Charles Leclerc na segunda posição, com 1min34s557, seguido de perto pelo espanhol Carlos Sainz Jr., com 1min34s611.

A Mercedes apareceu somente no quarto posto, com o estreante George Russell. Com pneus macios, o britânico anotou 1min34s629. Hamilton foi o sétimo mais veloz do treino, com 1min34s943. Seu maior rival se saiu melhor, com o quinto posto: 1min34s742. Verstappen usou pneus médios.

O Top 10 teve ainda o canadense Lance Stroll, da Aston Martin, com o sexto tempo (1min34s814), o espanhol Fernando Alonso, da Alpine, em oitavo (1min35s000), e o mexicano Sergio Pérez, da Red Bull, com o décimo melhor tempo (1min35s050).

A movimentada sessão contou com apenas um sobressalto. O francês Esteban Ocon perdeu parte da lateral (sidepod) que a Alpine testava no treino. Pedaços do carro se soltaram sozinhos do monoposto, deixando um rastro de detritos pela pista. E o treino foi paralisado por poucos minutos.

Novo piloto da Alfa Romeo, o finlandês Valtteri Bottas encontrou ainda mais dificuldade na pista. Com problemas no carro, completou apenas duas voltas no circuito e não chegou a registrar tempo. Já o alemão Nico Hülkenberg foi o 14º, substituindo o compatriota Sebastian Vettel na Aston Martin. O tetracampeão não disputará a etapa de abertura do campeonato porque contraiu Covid-19.

A segunda sessão livre do GP do Bahrein está marcada para o meio-dia, pelo horário de Brasília. O treino classificatório, no sábado, e a corrida, no domingo, vão começar no mesmo horário.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comEsportes

Você quer ficar por dentro das notícias de esportes e receber notificações em tempo real?