metropoles.com

Fórmula 1: Ferrari busca repetir domínio no GP da Arábia Saudita

Equipe italiana conseguiu uma dobradinha no Bahrein é a favorita para repetir um grande desempenho no segundo GP da temporada

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles

Após uma estreia eletrizante no último fim de semana, no Bahrein, o circo da Fórmula 1 chega ao circuito de Jeddah, na Arábia Saudita, prova que foi marcante na temporada passada, com vários encontros entre Verstappen e Hamilton, na pista. A julgar pelos eventos da primeira corrida da temporada 2022, a rivalidade entre os pilotos da Red Bull e Mercedes deve ficar em segundo planos.

Isso porque a Ferrari roubou os holofotes para si, conseguindo a primeira dobradinha da squadra italiana desde 2019, com vitória de Charles Leclerc e Carlos Sainz vindo logo atrás. Saiba mais detalhes sobre o que esperar da prova abaixo. A Band transmite a corrida neste domingo (27/3), a partir das 14h.

O campeonato

Sem muito tempo para fazer melhoras, o cenário visto no Bahrein deve se repetir na Arábia Saudita, com as Ferraris ditando o ritmo para o resto do grid. A equipe italiana contou com um pouco de sorte, já que as Red Bulls de Max Verstappen e Sergio Perez sofreram com problemas mecânicos e tiveram de abandonar a corrida, abrindo caminho para a dobradinha.

A Mercedes, que ainda não está no ritmo de corrida de Red Bull e Ferrari, também se aproveitou do abandono dos dois carros de seu principal rival da temporada 2021, conseguindo um improvável pódio para Hamilton e um 4º lugar para Russell. Com um provável desempenho mais regular da Red Bull, a Mercedes terá que se esforçar sair da posição de terceiro carro mais rápido do grid.

Mais para atrás, fica o questionamento sobre como a McLaren vai reagir após o péssimo desempenho no Bahrein. A equipe inglesa é a grande decepção da temporada até aqui.

Treino classificatório

Sergio Pérez, da Red Bull, largará na primeira posição no grid de largada no GP da Arábia Saudita. O mexicano garantiu a pole position na prova classificatória nesse sábado (26/3).

Além da pole do piloto da Red Bull, a prova que definiu o grid de largada ficou marcada pelo acidente do alemão Mick Schumacher, que perdeu o controle do carro e chocou-se contra um muro de proteção. Charles Leclerc largará no segundo lugar e Carlos Sainz na terceira posição.

Mundial de Pilotos e Construtores

Detalhes sobre o circuito

Distância: 6.174m
Número de voltas: 50 DRS – 3 zonas
DRS 1: Detecção após a curva 17 e ativação entre as curvas 20 e 22
DRS 2: Detecção na curva 22 e ativação entre as curvas 23 e 27
DRS 3: Detecção na curva 27 e ativação na reta principal
Pneus disponíveis: C2 (duros), C3 (médios) e C4 (macios)

Resultado de 2021

Pole position: Lewis Hamilton (ING/Mercedes) – 1min27s511

Pódio:
1º Lewis Hamilton (ING/Mercedes) – 2h06min15s118
2º Max Verstappen (HOL/Red Bull) +21s825
3º Valtteri Bottas (FIN/Mercedes) +27s531

Curiosidades sobre o GP da Arábia Saudita

Jeddah é a segunda maior cidade da Arábia Saudita. Está localizada às margens do Mar Vermelho e tem um porto importante. É um lugar famoso por servir de base para a peregrinação para Meca, o local mais sagrado da religião muçulmana.

Acredita-se que Eva foi enterrada em Jeddah, em local que hoje é o coração da cidade e que teria a batizado: Jaddah significa “avó” em árabe.

A cidade é a quarta casa da Fórmula 1 no Oriente Médio. O primeiro país da região a receber a categoria foi o Bahrein, em 2004. Depois, os Emirados Árabes Unidos, em 2009. O Catar substituiu a Austrália em 2021.

Jeddah em 2021

Intenso, polêmico, confuso…diversas palavras foram usadas para descrever o Grande Prêmio da Arábia Saudita da temporada passada, o penúltimo, que montou o cenário para as polêmicas do GP de Abu Dhabi.

Jeddah foi o cenário do famoso (talvez infame) stop and go de Max Verstappen. O holandês foi penalizado por ultrapassar o rival fora da pista e teve que devolver a posição. No entanto, quando Hamilton partiu para a ultrapassagem, o holandês freou causando uma colisão entre os dois. O heptacampeão, no entanto, conseguiu guiar o seu carro até a vitória.

Implacável com os erros, a pista de Jeddah viu diversos abandonos. Mick Schumacher, Sebastian Vettel, Sergio Perez, Nikita Mazepin e George Russell não completaram a prova.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comEsportes

Você quer ficar por dentro das notícias de esportes e receber notificações em tempo real?