Festa italiana? Ferrari se prepara para novo domínio em Emilia-Romagna
Charles Leclerc chega com confortável vantagem na liderança para disputa no circuito Enzo e Dino Ferrari
atualizado
Compartilhar notícia
Com uma confortável liderança no Mundial de Pilotos e de Construtores, a Ferrari tem tudo para continuar o domínio que tem apresentado na temporada 2022 até aqui e fazer a festa em casa, no GP da Emilia-Romagna, no circuito Enzo e Dino Ferrari. No caminho da escuderia, está Max Verstappen. Apesar de a Red Bull ter apresentado problemas de estabilidade em seu carro até aqui, o atual campeão mundial liderou o treino classificatório de sexta (22/4).
A Band anuncia a transmissão da corrida a partir das 10h deste domingo. Confira, abaixo, mais informações sobre o GP de Emília-Romagna.
O campeonato
Das três corridas realizadas até aqui, Charles Leclerc venceu duas provas e ficou em segundo lugar, sendo ultrapassado por Max Verstappen apenas nas voltas finais do GP da Arábia Saudita. Dessa forma, e com a ajuda do companheiro Carlos Sainz, a escuderia italiana conseguiu logo cedo na temporada construir uma liderança confortável tanto no Mundial de Pilotos (Leclerc lidera com 71 pontos; o segundo colocado, George Russell, tem 37), quanto no de Construtores (a Ferrari tem 104 pontos na liderança; a Mercedes, seguna colocada, tem 65).
O único carro com ritmo de corrida necessário para acompanhar a Ferrari até aqui tem sido a Red Bull. No entanto, a equipe tem apresentado problemas mecânicos e não tem se mostrado confiável. Max Verstappen já abandonou dois GPs por falhas no carro, o que tem frustrado as expectativas de briga por um bicampeonato.
A sprint race
Nesse sábado (23/4), Verstappen e Leclerc protagonizaram um duelo particular. Logo na largada, o monegasco ultrapassou o holandês e se manteve na 1ª colocação durante quase todo o circuito.
Só que assim como fez para conquistar o título na última temporada, Super Max decidiu guardar o melhor para o final. Na penúltima volta, o piloto da Red Bull ultrapassou Leclerc e terminou a disputa na ponta.
Informações sobre o circuito
Distância: 4909m
Número de voltas: 63
Recorde em corrida: 1min14s484 (Lewis Hamilton, Mercedes, 2021)
DRS – 1 zona
Detecção antes da curva 16 e ativação na reta principal
Pneus disponíveis: C2 (duros), C3 (médios) e C4 (macios)
Resultado de 2021
Pole position: Lewis Hamilton (ING/Mercedes) – 1min14s441
Pódio
1º Max Verstappen (HOL/Red Bull) 2h02min34s598
2º Lewis Hamilton (ING/Mercedes +22s000
3º Lando Norris (ING/McLaren) +23s702
Curiosidades sobre o circuito
Inaugurado em 1950, o Autódromo de Santerno – referência a um rio próximo do local – virou Dino Ferrari em 1970, homenageando também Enzo, fundador da Ferrari, em 1988, ano de sua morte.
Apesar da referência à tradicional escuderia, o circuito, na verdade, é mais “casa” do time AlphaTauri. A fábrica da equipe fica a apenas 14km do autódromo, na cidade de Faenza, vizinha de Ímola.
Emilia Romagna em 2021
O GP de Emilia Romagna em 2021 foi mais um capítulo da rivalidade Verstappen/Hamilton, com o holandês levando a melhor. Sua Red Bull ultrapassou a Mercedes do britânico logo na largada, guiando o carro até uma vitória de 22 segundos de vantagem sobre o heptacampeão. Lando Norris, em terceiro, completou o pódio.
Apesar de ter sido ultrapassado logo na largada e ter cometido um erro ao ultrapassar um retardatário e ter saído da pista, Hamilton fez uma ótima corrida de recuperação, saindo da 9ª colocação até o segundo lugar mais alto do pódio.