metropoles.com

F1: com temporada indefinida, GP do Azerbaijão promete fortes emoções

Categoria chega à 8ª prova do campeonato com Max Verstappen nove pontos à frente de Charles Leclerc

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Dan Mullan/Getty Images
F1 Grand Prix of Azerbaijan – Practice
1 de 1 F1 Grand Prix of Azerbaijan – Practice - Foto: Dan Mullan/Getty Images

A temporada 2022 da Fórmula 1 vive um momento de indefinição em relação às suas forças. A Red Bull de Max Verstappen e Sergio Perez carrega consigo o momentum, tendo vencido as últimas quatro corridas do campeonato. No entanto, a Ferrari luta para reverter essa tendência e Mercedes e McLaren trabalham para se aproximar da dianteira do grid.

Com esse cenário, o GP do Azerbaijão, no circuito de Baku, que será realizado neste domingo (12/6), a partir das 10h, torna-se perfeito para movimentar ainda mais um campeonato que, até o momento, está indefinido.

As cinco corridas sediadas no Azerbaijão tiveram cinco vencedores diferentes, cinco pole positions diferentes e cinco pilotos diferentes fazendo a melhor volta da corrida. Além disso, Baku ficou famosa por alguns “incidentes” famosos. Entre eles, Daniel Ricciardo enchendo a traseira de Max Verstappen quando os dois eram companheiros de equipe e Lewis Hamilton errando a configuração do volante e passando reto em uma curva – o que lhe custou a liderança da prova na relargada.

Saiba mais sobre o GP do Azerbaijão abaixo:

O campeonato

Após um começo dominante, a Ferrari perdeu espaço, sofre com problemas mecânicos e vê a Red Bull tomar para si o momentum na temporada. A equipe austríaca venceu as últimas quatro corridas — três vitórias de Max Verstappen e uma se Sergio Pérez. O piloto mexicano, aliás, vem colocando suas asinhas de fora e demonstrando que não está tão atrás do seu companheiro e atual campeão da categoria. Pérez venceu o GP de Mônaco e tem desafiado ordens da equipe que beneficiariam o holandês.

Ainda trabalhando em seus carros, Mercedes e McLaren correm para diminuir a distância para Ferrari e Red Bull.

Confira a tabela dos Mundiais de Construtores e Pilotos:

2 imagens
1 de 2

Reprodução
2 de 2

Reprodução
Treino classificatório

Com tempo de 1min41s359 no Circuito de Rua de Baku, no GP da Azerbaijão, Charles Leclerc confirmou sua sexta pole position de oito possíveis nesta temporada. Companheiros de Red Bull, Sergio Perez e Max Verstappen completam as três primeiras posições.

Vice-líder da temporada, com 116 pontos, Leclerc segue tendo grandes desempenhos nos classificatórios. Esta é a 15ª pole position da carreira do monegasco, além de repetir o feito de 2021 sendo pole no Azerbaijão. Ele é o primeiro piloto a repetir uma pole em Baku. Seu companheiro de Ferrari Carlos Sainz chegou a liderar o início do Q3, mas terminou com o quarto melhor tempo

Detalhes do circuito

Distância: 6.003km
Número de voltas: 51
DRS – 2 zonas
Detecção zona 1: antes da curva 2
Ativação zona 1: entre as curvas 2 e 3
Detecção zona 2: curva 20 (meio da reta)
Ativação zona 2: reta principal
Pneus disponíveis: C3 (duros), C4 (médios) e C5 (macios)

Recorde em corrida: 1min43s009 (Charles Leclerc, Ferrari, 2019)

Resultado em 2021
Pole position: Charles Leclerc (MON/Ferrari) – 1min41s218

Pódio:
1º Sergio Perez (MEX/Red Bull) – 2h13min36s410
2º Sebastian Vettel (ALE/Aston Martin) +1s385
3º Pierre Gasly (FRA/AlphaTauri) +2s752

Curiosidades sobre Baku

Fundada no século V a.C., Baku ainda preserva algumas estruturas medievais, do século XII. Por conta disso, a capitla é considerada Patrimônio da Humanidade pela UNESCO. O circuito fica localizado ao lado de uma das muralhas que circundam a cidade velha.

A primeira prova no Azerbaijão foi realizada em 2016, com o nome de GP da Europa. O país fazia parte da ex-União Soviética e tem forte relação cultural com a Rússia e também com Irã.

Por causa da relação com a Rússia, a realização da prova deste ano chegou a estar sob ameaça. Não por questões políticas, mas porque muitos russos viajavam ao país para acompanhar a corrida.

Baku em 2021

A sorte esteve do lado de Sergio Perez no GP do Azerbaijão em 2021. O piloto mexicano venceu a prova após um pneu furado ter tirado seu companheiro Max Verstappen da prova e Lewis Hamilton ter perdido a liderança na relargada após errar uma configuração do volante e ter passado reto em uma curva.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comEsportes

Você quer ficar por dentro das notícias de esportes e receber notificações em tempo real?