metropoles.com

F1: brigas internas na Ferrari e Red Bull devem agitar GP da Áustria

Com a proximidade dos pilotos na tabela, “jogo de equipe” pode cada vez mais ser deixado de lado nas principais equipes do grid

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Lars Baron/Getty Images
Sainz, Verstappen e Leclerc
1 de 1 Sainz, Verstappen e Leclerc - Foto: Lars Baron/Getty Images

Após abandonos consecutivos na temporada, a Ferrari finalmente se recuperou e Carlos Sainz conseguiu a sua primeira vitória (e pole) em Silverstone, prometendo reaquecer a briga com a Red Bull. No entanto, com a proximidade entre Leclerc e Sainz no Mundial de Pilotos, a equipe rival não é a única preocupação dos italianos neste momento. O GP da Áustria, que acontece neste domingo (10/7), promete ser mais um capítulo interessante da dinâmica interna das principais equipes do campeonato até aqui.

Nas últimas corridas vimos, em determinados momentos, o “jogo de equipe” dar lugar para o “let them race”, não só na Ferrari, mas também com Sergio Perez desafiando a Red Bull para dar trabalho ao atual campeão mundial, seu companheiro, Max Verstappen.

Confira mais detalhes sobre a corrida deste domingo, que tem transmissão da Band a partir das 9h, abaixo:

2 imagens
1 de 2

Fórmula 1
2 de 2

Fórmula 1
O campeonato

Com a pole position e a vitória na sprint race (veja abaixo), Max Verstappen sairá do Red Bull Ring como líder do campeonato, não importa o que aconteça. O holandês tem 189 pontos, contra 151 de Sérgio Perez, seu companheiro. Em terceiro e quarto, vêm os pilotos da Ferrari, Charles Leclerc (145) e Carlos Sainz (133). A proximidade entre os pilotos na tabela têm aberto a porta para brigas internas, algo que as equipes preferem evitar.

Em Silverstone, por exemplo, Leclerc pareceu ter ficado insatisfeito com a estratégia da equipe, que optou por deixá-lo na pista com pneus duros e desgastados, permitindo que o monegasco fosse ultrapassado e a vitória caísse no colo do seu companheiro espanhol. Mattia Binotto afirmou que, daqui para frente, ele irá priorizar “quem estiver mais rápido”. “O carro mais rápido na pista será priorizado. Certamente, é a melhor coisa a se fazer nesse momento do campeonato. Se mais para frente, um dos dois tiver mais oportunidades, certamente tentaremos dar a ele prioridade total. Mas não é a situação agora. Portanto, teremos de lidar com isso”, completou o chefe da Ferrari.

Confira a situação do Mundial de Pilotos e Construtores abaixo:

A sprint race

Max Verstappen mostrou a sua perícia nas pistas para desbancar a dupla ferrarista e obter a pole position do GP da Áustria, que será disputado neste domingo (10/7). O monegasco Charles Leclerc ficou com o segundo melhor tempo e sai ao lado do piloto da Red Bull. Líder da temporada, o holandês faturou oito pontos.

O grid que projetava uma briga uma briga particular entre a Ferrari e a RBR teve ainda o espanhol Carlos Sainz na terceira posição. A surpresa ficou por conta do quarto colocado: o inglês George Russel, da Mercedes. Lewis Hamilton seu companheiro de equipe, ficou com o oitavo melhor tempo.

Detalhes do circuito
Distância: 4.318m
Recorde em corrida: 1:05.619 (Carlos Sainz, Ferrari, 2020)
Número de voltas: 71
DRS – 3 zonas de ativação:
1ª detecção 160m antes da curva 1 e ativação 102m depois da curva 1
2ª detecção 40m antes da curva 3 e ativação 100m depois da curva 3
3ª detecção 120m antes da turva 10 e ativação 106 depois da curva 10
Pneus disponíveis: C3 (duros), C4 (médios) e C5 (macios)

Resultado no ano passado
Pole Position: Max Verstappen (HOL/Red Bull) – 1min03s720
Pódio
1º Max Verstappen (HOL/Red Bull) – 1h23min54s543
2º Valtteri Bottas (FIN/Mercedes) +17s973
3º Lando Norris (ING/McLaren) +20s019

Curiosidades sobre o circuito

Anteriormente chamado de Österreichring e A1 Ring, o Red Bull Ring ganhou o seu nome atual depois que foi vendido à empresa de energéticos, na primeira década de 2000. O circuito é também conhecido como Spielberg, devido à cidade mais próxima da pista.

Foi o circuito mais utilizado pela Fórmula 1 nos últimos dois anos. Em 2020, a pista recebeu uma prova da categoria quando praticamente todos os campeonatos esportivos do mundo estavam paralizados devido à pandemia. Em 2021, também recebeu duas etapas do campeonato, para compensar provas que não puderam ser realizadas devido à Covid-19.

GP da Áustria em 2021

Com apenas 23 anos e 277 dias, Max Verstappen se tornou o piloto mais jovem a alcançar 50 pódios na Fórmula 1 quando venceu o GP da Áustria do ano passado. Além disso, ele se tornou o maior vencedor da história deste Grande Prêmio, junto do suíço Jo Siffert e do francês Alain Prost. O trio tem três vitórias cada no país europeu.

Para completar o fim de semana de recordes que Verstappen conseguiu, o holandês também se tornou o mais jovem piloto da Fórmula 1 a vencer a corrida de ponta a ponta com a pole position e cravando a volta mais rápida, feito conseguido como Grand Chelem.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comEsportes

Você quer ficar por dentro das notícias de esportes e receber notificações em tempo real?