Entre tretas e tensões, Hamilton e Verstappen decidem F1 neste domingo
Após 22 corridas de disputas no limite, Fórmula 1 conhecerá seu campeão em Abu Dhabi
atualizado
Compartilhar notícia
A última vez em que dois pilotos chegaram à última corrida de uma temporada da Fórmula 1 empatados foi em 1974. Porém, vendo como foi a disputa do campeonato de 2021 entre os líderes do Mundial, o fato de a escrita ter se repetido 47 anos depois não chega a surpreender.
Max Verstappen e Lewis Hamilton correram no limite durante 22 corridas. E em provas como no Reino Unido, Monza e Arábia Saudita, esse limite foi ultrapassado, rodas se tocaram e os bastidores foram movimentados, com trocas de acusações de ambos os lados.
Sobre quem está certo ou errado, sobre quem feriu os códigos não-escritos da disputa, depende da sua preferência, o fato é, depois de muita treta e tensão, só haverá um campeão consagrado neste domingo (12/12), em Abu Dhabi (a Band anuncia a transmissão a partir das 9h30).
O campeonato
Max Verstappen e Lewis Hamilton chegam à última corrida do ano empatados na pontuação, com 369.5 pontos cada. Apesar de o piloto da Mercedes contar com o “momentum”, com três vitórias nas últimas três corridas, é o holandês que tem a vantagem em caso de um acidente e nenhum pontue, por ter uma vitória a mais (9 x 8).
Devido ao histórico recente entre ambos, e a possibilidade de que uma colisão proposital decida o campeonato, a direção de prova da FIA já indicou que está de olho na situação e mandou um recado claro para Max Verstappen, de que não vai tolerar atitudes antidesportivas no no circuito Yas Marina. Entre as possíveis penalidades, suspensão de uma ou mais corridas, e até mesmo dedução ou retirada de pontos para o campeonato.
Além da disputa pelo Mundial de Pilotos, o GP de Abu Dhabi será marcante também por outras razões, entre elas, algumas despedidas: Antonio Giovinazzi sai da Alfa Romeo e estará na Fórmula E na temporada que vem. Para seu lugar, Valtteri Bottas, que disputará sua última corrida na Mercedes. O substituto do finlandês será George Russell, que sairá da Williams.
Confira as tabelas do Mundial de Pilotos e Construtores:
O treino classificatório
Neste sábado (11/12), Hamilton dominou o treino livre e terminou o circuito na 1ª colocação. O piloto inglês fez a melhor volta com um tempo de 1m 23s 274, com 0s 214 de vantagem sob Verstappen, que terminou em 2º. Valteri Bottas, da Mercedes, garantiu a 3ª colocação.
Verstappen iniciou bem o treino e fez o tempo a ser batido com 1m 24s 997. No entanto Lewis Hamilton, que utilizou pneus macios desde o início da disputa, logo garantiu a ponta e acabou se manteve na liderança com tranquilidade.
Detalhes do circuito
Distância: 5.281m
Número de voltas: 58
DRS – 2 zonas
DRS 1: Detecção antes da curva 5 e ativação na reta oposta
DRS 2: Detecção após a curva 7 (chicane) e ativação entre a 8 e 9
Pneus disponíveis: C3 (duros), C4 (médios) e C5 (macios)
Resultado de 2020
Pole Position:
Max Verstappen (Red Bull) – 1min35s246
Pódio:
1º Max Verstappen (Red Bull) 1h36min28s645
2º Valtteri Bottas (Mercedes) +15s976
3º Lewis Hamilton (Mercedes) +18s415
Curiosidades do circuito
Esta será a terceira vez que Abu Dhabi sediará uma decisão de campeonato desde que começou a fazer parte do calendário, em 2009. As três decisões aconteceram em 2010 (quando Sebastian Vettel venceu uma disputa a qual quatro pilotos tinham chances de ganhar), 2014 (bi de Lewis Hamilton) e 2016 (título de Nico Rosberg).
A pole position costuma ser vital para sucesso em Abu Dhabi. Nas últimas seis edições da prova, o vencedor foi quem largou na frente.
O GP de Abu Dhabi em 2020
Ao contrário da expectativa para este fim de semana, o GP de Abu Dhabi em 2020 foi completamente desprovido de emoções. Max Verstappen conseguiu uma fácil vitória, de ponta a ponta, aquela que foi apenas a sua segunda no campeonato do ano passado. Valtteri Bottas nunca ameaçou o holandês, mas fez o suficiente para ficar no segundo lugar do pódio e garantir o vice-campeonato. Lewis Hamilton, ainda debilitado pelos efeitos da Covid-19, completou o pódio.