metropoles.com

Em retorno de GP francês, Hamilton vence e retoma liderança da F-1

Piloto inglês recuperou a liderança da categoria ganhando a corrida de ponta a ponta no circuito de Paul Ricard, na cidade de Le Castellet

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução/Twitter
f1 hamilton
1 de 1 f1 hamilton - Foto: Reprodução/Twitter

Lewis Hamilton só precisou de uma corrida para retomar a liderança da Fórmula 1. No retorno do GP da França ao calendário da categoria, o inglês venceu de ponta a ponta no Circuito de Paul Ricard, na cidade de Le Castellet, neste domingo (24/6), sem dar chance para os rivais. O tetracampeão mundial, que havia perdido a ponta na etapa passada, desbancou o alemão Sebastian Vettel e reassumiu a ponta do campeonato.

Em uma prova morna, sem maiores incidentes e disputas acirradas, o piloto da Mercedes largou na pole position e não foi ameaçado nem quando deixou a pista para trocar os pneus. Com facilidade, faturou a terceira vitória do ano e chegou aos 145 pontos, superando Vettel, agora com 131.

O alemão da Ferrari teve chance de impedir o sucesso de Hamilton ao largar em terceiro. Mas uma batida no finlandês Valtteri Bottas logo na largada o forçou a fazer uma corrida de recuperação. E o quinto lugar não foi o suficiente para frear Hamilton na classificação da temporada.

Seu companheiro de Ferrari, o finlandês Kimi Raikkonen se saiu melhor, principalmente na segunda metade da prova. Com boas ultrapassagens, ele cruzou a linha de chegada em terceiro e completou um pódio que também teve o holandês Max Verstappen, da Red Bull, em segundo.

Com o resultado, Hamilton alcançou a sua 65ª vitória na carreira, sendo a primeira na França. Não por acaso. A prova deste domingo marcou o retorno do GP francês e também do circuito de Paul Ricard à Fórmula 1. A categoria não realizava uma corrida no país desde 2008, quando Felipe Massa venceu em Magny-Cours. Paul Ricard, por sua vez, não sedia uma prova desde 1990, quando o local Alain Prost venceu e Ayrton Senna foi o terceiro colocado.

Pilotos e equipe voltam à pista já no próximo fim de semana. A nona etapa da temporada 2018 da Fórmula 1 será disputada em Spielberg, na Áustria.

A CORRIDA – O aguardado duelo entre Hamilton e Vettel nas primeiras voltas do GP francês foi adiado logo na largada, neste domingo. O alemão, líder do campeonato, cometeu erro bobo no início e acertou quase em cheio Bottas, o que levou ambos para o pelotão do fundo logo na primeira volta da prova.

O incidente também adiou as primeiras disputas na pista porque exigiu a entrada do safety car, que só liberou o “início” da corrida na 6ª volta. Neste intervalo, Vettel e Bottas foram para os boxes. O primeiro trocou o bico de sua Ferrari, enquanto o piloto da Mercedes colocou novos pneus. Outro incidente na primeira volta tirou Ocon e Gasly da corrida.

Verstappen foi o maior beneficiado pela batida no pelotão da frente. Pulou para o segundo lugar e logo passou a enfrentar a ameaça do companheiro de Red Bull, Daniel Ricciardo. No fundo, Vettel e Bottas começaram a escalar o pelotão. Na sequência, o alemão seria punido com cinco segundos por ter causado a batida na largada.

Na 18ª volta, o líder do campeonato já aparecia em 6º lugar. Enquanto isso, Hamilton abria sete segundos de vantagem para Verstappen lá na frente, na 26ª volta. Neste mesmo giro, Verstappen abriu a rodada de paradas nos boxes para mudança de pneus. Trocou os supermacios pelos macios. Ricciardo, três voltas mais tarde, fez o mesmo.

Raikkonen assumiu provisoriamente a segunda posição. Hamilton esperou a vantagem chegar a 20s para fazer sua parada, na 33ª volta. Ele retornou atrás do finlandês, mas isso durou pouco. O piloto da Ferrari logo foi para os boxes para também fazer a sua troca de pneus.

De volta à pista, Raikkonen se tornou o destaque da prova ao exibir forte ritmo e fazer as ultrapassagens mais bonitas deste domingo. A primeira vítima foi o próprio companheiro de equipe. O finlandês passou Vettel até com certa facilidade. Na sequência, deixou para trás Ricciardo, no 47º giro.

Foi o suficiente para garantir um lugar no pódio, salvando o dia da Ferrari em Paul Ricard. Verstappen, sem sustos, sustentou o segundo lugar e também colocou a Red Bull no pódio.

Confira a classificação final do GP da França:

1º – Lewis Hamilton (ING/Mercedes), em 1h30min11s385

2º – Max Verstappen (HOL/Red Bull), a 7s090

3º – Kimi Raikkonen (FIN/Ferrari), a 25s888

4º – Daniel Ricciardo (AUS/Red Bull), a 34s736

5º – Sebastian Vettel (ALE/Ferrari), a 61s935

6º – Kevin Magnussen (DIN/Haas), a 79s364

7º – Valtteri Bottas (FIN/Mercedes), a 80s632

8º – Carlos Sainz (ESP/Renault), a 87s184

9º – Nico Hülkenberg (ALE/Renault), a 91s989

10º – Charles Leclerc (MON/Sauber), a 93s873

11º – Romain Grosjean (FRA/Haas), a 1 volta

12º – Stoffel Vandoorne (BEL/McLaren), a 1 volta

13º – Marcus Ericsson (SUE/Sauber), a 1 volta

14º – Brendon Hartley (NZL/Toro Rosso), a 1 volta

15º – Sergey Sirotkin (RUS/Williams), a 1 volta

Não completaram a prova:

Esteban Ocon (FRA/Force India)

Pierre Gasly (FRA/Toro Rosso)

Sergio Pérez (MEX/Force India)

Lance Stroll (CAN/Williams)

Fernando Alonso (ESP/McLaren)

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comEsportes

Você quer ficar por dentro das notícias de esportes e receber notificações em tempo real?