metropoles.com

Em corrida maluca, GP da Alemanha cai no colo de Max Verstappen

Grande Prêmio marcado pela chuva e por acidentes apresenta intensas trocas de liderança e chega a ter Hamilton como último colocado

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Mark Thompson/Getty Images
F1 Grand Prix of Germany
1 de 1 F1 Grand Prix of Germany - Foto: Mark Thompson/Getty Images

Estava quase tudo combinado para que a Mercedes ganhasse o GP da Alemanha neste domingo (28/07/2019). A corrida marcou o 125º aniversário da equipe alemã nas provas de automobilismo. A pintura dos carros do time germânico recebeu uma mudança, assim como os diretores e mecânicos estavam com visual retrô.

Mas, na pista, as coisas não poderiam ter sido piores para Lewis Hamilton, que marcara a pole position, e Valteri Bottas. Os dois se envolveram em confusões durante a corrida. Em um ponto do traçado, a área de escape se tornou um verdadeiro sabão, levando muitos pilotos a perderem o controle dos monopostos. Foi assim com Hamilton, que ainda conseguiu voltar à pista – sorte que não teve o finlandês Bottas, que se chocou contra o muro de pneus e abandonou a prova.

Em meio a tudo isso, o holandês Max Verstappen, que não tinha feito uma boa largada, viu o troféu do GP da Alemanha cair em seu colo. Mas quem brilhou mesmo foi o alemão Sebastian Vettel: largando em último, depois de ter problemas na classificação, o piloto da casa fez uma inesquecível corrida de recuperação e terminou em um honroso segundo lugar. O russo Daniil Kvyat, em seu segundo pódio da carreira, terminou a corrida na terceira posição.

A chuva que caiu em Hockenheim na manhã deste domingo obrigou a corrida a ter o safety car durante a largada. Com isso, as 67 voltas previstas inicialmente foram reduzidas a 64. A dona da casa, de traje especial pela data comemorativa, a equipe viu seu principal piloto, Lewis Hamilton, deixar o primeiro lugar depois de errar sozinho, bater e perder a asa dianteira. O inglês pentacampeão mundial conseguiu voltar para a pista depois do incidente, mas foi punido com cinco segundos por ter cortado a entrada dos boxes e terminou a corrida na 11ª colocação.

Completaram os dez primeiros colocados, da quinta à décima posição, o espanhol Carlos Sainz Jr., da McLaren, o tailandês Alexander Albon, da Toro Rosso, o finlandês Kimi Raikkonen e o italiano Antonio Giovinazzi, ambos da Alfa Romeo, o francês Romain Grosjean e o norueguês Kevin Magnussen, dupla da Haas, equipe que conseguiu seus primeiros pontos na temporada.

Charles Leclerc, Nico Hulkenberg e Sergio Pérez estavam em boas condições para encerrar a prova entre os primeiros, mas sofreram acidentes na pista molhada e não completaram o trajeto. Também abandonaram a corrida Daniel Ricciardo, Lando Norris e Pierre Gasly.

Antes da pausa para o verão europeu, os pilotos da Fórmula 1 voltam a acelerar no GP da Hungria, no próximo domingo (04/08/2019).

Confira a classificação do GP da Alemanha:

1) Max Verstappen (HOL/Red Bull), a 1h44min31s275

2) Sebastian Vettel (ALE/Ferrari), a 7s333

3) Daniil Kvyat (RUS/Toro Rosso), a 8s305

4) Lance Stroll (CAN/Racing Point), a 8s966

5) Carlos Sainz Jr. (ESP/McLaren), a 9s583

6) Alexander Albon (TAI/Toro Rosso), a 10s052

7) Kimi Raikkonen (FIN/Alfa Romeo), a 12s214

8) Antonio Giovinazzi (ITA/Alfa Romeo), a 13s849

9) Romain Grosjean (FRA/Haas), a 16s838

10) Kevin Magnussen (DIN/Haas), a 18s765

11) Lewis Hamilton (ING/Mercedes), a 19s667

12) Robert Kubica (POL/Williams), a 24s987

13) George Russell (ING/Williams), a 26s404.

Abandonaram a prova:

Sergio Pérez (MEX/Racing Point)

Daniel Ricciardo (AUS/Renault)

Lando Norris (ING/McLaren)

Charles Leclerc (ALE/Ferrari)

Nico Hülkenberg (ALE/Renault)

Valtteri Bottas (FIN/Mercedes)

Pierre Gasly (FRA/Red Bull)

*Com informações da Agência Estado

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comEsportes

Você quer ficar por dentro das notícias de esportes e receber notificações em tempo real?