Em corrida maluca, GP da Alemanha cai no colo de Max Verstappen
Grande Prêmio marcado pela chuva e por acidentes apresenta intensas trocas de liderança e chega a ter Hamilton como último colocado
atualizado
Compartilhar notícia
Estava quase tudo combinado para que a Mercedes ganhasse o GP da Alemanha neste domingo (28/07/2019). A corrida marcou o 125º aniversário da equipe alemã nas provas de automobilismo. A pintura dos carros do time germânico recebeu uma mudança, assim como os diretores e mecânicos estavam com visual retrô.
Mas, na pista, as coisas não poderiam ter sido piores para Lewis Hamilton, que marcara a pole position, e Valteri Bottas. Os dois se envolveram em confusões durante a corrida. Em um ponto do traçado, a área de escape se tornou um verdadeiro sabão, levando muitos pilotos a perderem o controle dos monopostos. Foi assim com Hamilton, que ainda conseguiu voltar à pista – sorte que não teve o finlandês Bottas, que se chocou contra o muro de pneus e abandonou a prova.
Em meio a tudo isso, o holandês Max Verstappen, que não tinha feito uma boa largada, viu o troféu do GP da Alemanha cair em seu colo. Mas quem brilhou mesmo foi o alemão Sebastian Vettel: largando em último, depois de ter problemas na classificação, o piloto da casa fez uma inesquecível corrida de recuperação e terminou em um honroso segundo lugar. O russo Daniil Kvyat, em seu segundo pódio da carreira, terminou a corrida na terceira posição.
A chuva que caiu em Hockenheim na manhã deste domingo obrigou a corrida a ter o safety car durante a largada. Com isso, as 67 voltas previstas inicialmente foram reduzidas a 64. A dona da casa, de traje especial pela data comemorativa, a equipe viu seu principal piloto, Lewis Hamilton, deixar o primeiro lugar depois de errar sozinho, bater e perder a asa dianteira. O inglês pentacampeão mundial conseguiu voltar para a pista depois do incidente, mas foi punido com cinco segundos por ter cortado a entrada dos boxes e terminou a corrida na 11ª colocação.
Completaram os dez primeiros colocados, da quinta à décima posição, o espanhol Carlos Sainz Jr., da McLaren, o tailandês Alexander Albon, da Toro Rosso, o finlandês Kimi Raikkonen e o italiano Antonio Giovinazzi, ambos da Alfa Romeo, o francês Romain Grosjean e o norueguês Kevin Magnussen, dupla da Haas, equipe que conseguiu seus primeiros pontos na temporada.
Charles Leclerc, Nico Hulkenberg e Sergio Pérez estavam em boas condições para encerrar a prova entre os primeiros, mas sofreram acidentes na pista molhada e não completaram o trajeto. Também abandonaram a corrida Daniel Ricciardo, Lando Norris e Pierre Gasly.
Antes da pausa para o verão europeu, os pilotos da Fórmula 1 voltam a acelerar no GP da Hungria, no próximo domingo (04/08/2019).
Confira a classificação do GP da Alemanha:
1) Max Verstappen (HOL/Red Bull), a 1h44min31s275
2) Sebastian Vettel (ALE/Ferrari), a 7s333
3) Daniil Kvyat (RUS/Toro Rosso), a 8s305
4) Lance Stroll (CAN/Racing Point), a 8s966
5) Carlos Sainz Jr. (ESP/McLaren), a 9s583
6) Alexander Albon (TAI/Toro Rosso), a 10s052
7) Kimi Raikkonen (FIN/Alfa Romeo), a 12s214
8) Antonio Giovinazzi (ITA/Alfa Romeo), a 13s849
9) Romain Grosjean (FRA/Haas), a 16s838
10) Kevin Magnussen (DIN/Haas), a 18s765
11) Lewis Hamilton (ING/Mercedes), a 19s667
12) Robert Kubica (POL/Williams), a 24s987
13) George Russell (ING/Williams), a 26s404.
Abandonaram a prova:
Sergio Pérez (MEX/Racing Point)
Daniel Ricciardo (AUS/Renault)
Lando Norris (ING/McLaren)
Charles Leclerc (ALE/Ferrari)
Nico Hülkenberg (ALE/Renault)
Valtteri Bottas (FIN/Mercedes)
Pierre Gasly (FRA/Red Bull)
*Com informações da Agência Estado