É um carro ou um avião? Novo volante da Mercedes impressiona F1
Apesar de despertar desconfiança por parte de outras equipes, a tecnologia inovadora foi autorizada pela FIA
atualizado
Compartilhar notícia
Uma câmera onboard no carro de Lewis Hamilton tem provocado discussão no mundo da Fórmula 1 (F1) desde a manhã desta quinta-feira (20/02/2020). A imagem polêmica mostra o piloto britânico movendo o volante do seu W11 para frente e para trás, como se fosse um manche de avião – alavanca de comando (veja vídeo abaixo).
Apesar de despertar desconfiança por parte de outras equipes e de fãs de F1, a tecnologia inovadora foi autorizada pela Federação Internacional de Automobilismo (FIA), conforme garantiu o diretor técnico da Mercedes, James Allison.
“É uma ideia nova. Temos um nome para isso, chama-se DAS. O sistema DAS introduz uma nova possibilidade de movimento ao volante. Não é uma novidade para a FIA. Temos trabalhado com eles a respeito desse sistema há algum tempo e as regras sobre a direção são bastante claras. Estamos plenamente confiantes de que preenchemos todos os requisitos”, afirmou James.
El foco de la polémica ahora mismo, el movimiento del volante del Mercedes hacia delante y hacia atrás, ¡y fijaos en la convergencia de las ruedas delanteras cuando acciona el sistema! ¡Cambian por completo!
Se viene lío… #F1 pic.twitter.com/1L4TaDR47D
— MrAlexF1 (@MrAlexF1) February 20, 2020
Ainda em fase de testes em Barcelona, Lewis Hamilton aprovou a novidade. “Para mim, é realmente encorajador ver que minha equipe continua inovando e ficando à frente do jogo. Acho que isso depende das grandes mentes que temos nesta equipe. Espero que funcione”.
A Mercedes não deu detalhes sobre o funcionamento do DAS, mas especula-se que a tecnologia auxilie no aquecimento de pneus.