metropoles.com

De motor novo, Hamilton lidera primeiro treino livre na Turquia

O líder do Mundial de Pilotos dominou os trabalhos e cravou 1min24s178 na melhor de suas voltas com pneus macios, novo recorde da pista

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Dan Istitene – Formula 1/Formula 1 via Getty Images
Lewis Hamilton durante treino na Turquia
1 de 1 Lewis Hamilton durante treino na Turquia - Foto: Dan Istitene – Formula 1/Formula 1 via Getty Images

A Fórmula 1 iniciou nesta sexta-feira (8/10) as atividades de pista para o GP da Turquia, a 16ª etapa da temporada 2021. E na primeira sessão de treinos livres, em que o grid pode comprovar a melhora na aderência do asfalto do circuito de Istambul Park em comparação a 2020, o inglês Lewis Hamilton se aproveitou do novo motor em sua Mercedes para terminar na liderança, tendo o holandês Max Verstappen em segundo, a quase 0s 5 de distância.

Hamilton abriu o fim de semana ciente que no domingo vai largar 10 posições atrás do que conseguir no treino oficial de classificação, no sábado, mas também com o melhor desempenho nesta primeira atividade. O líder do Mundial de Pilotos dominou os trabalhos e cravou 1min24s178 na melhor de suas voltas com pneus macios, novo recorde da pista.

O inglês foi 0s425 mais rápido que Verstappen (1min24s603), seu grande rival na luta pelo título. Com a pintura especial que a Red Bull leva neste fim de semana em gesto de gratidão à Honda, o holandês foi o segundo melhor colocado, também tendo aferido seu melhor tempo com os compostos macios.

Com as mudanças na pista, ninguém perdeu tempo e todo o grid já estava marcando tempo com menos de cinco minutos após o início da regressiva de uma hora. Diferente do que normalmente acontece em uma primeira sessão de trinos livres, muitos pneus macios foram usados já desde o início. No rádio, os pilotos elogiavam o fato do asfalto ter bem mais aderência em comparação a 2020, quando alguns falaram que parecia como andar no gelo.

Atrás de Hamilton e Verstappen apareceu o monegasco Charles Leclerc, da Ferrari, com tempo muito próximo ao do holandês (1min24s654), ficando 0s476 atrás da marca do inglês. O finlandês Valtteri Bottas, que por determinados momentos chegou a se colocar em segundo, foi o quarto mais rápido com sua Mercedes, enquanto que o espanhol Carlos Sainz Jr., com a outra Ferrari, fechou a relação dos cinco primeiros. Assim como Hamilton, vai largar no fim do grid no domingo em razão da troca completa de motor.

O francês Esteban Ocon, que até andou em primeiro durante alguns minutos, foi o sexto mais rápido com a Alpine, que viu o espanhol Fernando Alonso registrar o nono melhor tempo. Grande nome do final de semana do GP da Rússia, há duas semanas, o inglês Lando Norris foi o sétimo com a McLaren, seguido pelo francês Pierre Gasly, da AlphaTauri. E o mexicano Sergio Pérez, companheiro de equipe de Verstappen, foi novamente bem mais lento que o holandês e fechou a sessão cerca de 0s8 atrás do colega, concluindo a tabela de tempos em 10.º lugar.

A Fórmula 1 volta à pista de Istambul nesta sexta-feira (8/10) para o segundo treino livre para o GP da Turquia. A sessão está marcada para 9h.

Quer ficar por dentro de tudo que rola no mundo dos esportes e receber as notícias direto no seu Telegram? Entre no canal do Metrópoles.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comEsportes

Você quer ficar por dentro das notícias de esportes e receber notificações em tempo real?