Dança das cadeiras: Fórmula 1 vive semana intensa de definições para 2022
Pilotos e equipes começam a definir quem estará no grid da próxima temporada — e quem pode perder lugar
atualizado
Compartilhar notícia
A temporada 2021 da Fórmula tem sido uma das mais disputadas de todos os tempos, com Lewis Hamilton e Max Verstappen brigando ponto a ponto pelo título de campeão da categoria. No entanto, outra disputa, igualmente ferrenha, tem sido travada nos bastidores da F1: a briga por um lugar no grid em 2022.
Como exposto no documentário Dirigir Para Viver, da Netflix, tais disputas costumam ser tão acirradas quanto aquelas que acontecem nas pistas, afinal, são apenas 20 vagas disponíveis por temporada. E os principais dominós começaram a cair nesta semana.
Após o Grande Prêmio da Holanda, no último fim de semana, foi oficializado um rumor que já estava sendo comentado nos últimos meses: Valtteri Bottas não será mais piloto da Mercedes. O finlandês de 32 anos deixará a equipe após cinco temporadas, somando, até aqui, nove vitórias e 17 pole positions, ajudando a equipe a vencer quatro títulos de Construtores. Sua nova equipe será a Alfa Romeo, que preencheu o assento após a aposentadoria do campeão mundial Kimi Raikkonen.
Breaking news! 🗞 @ValtteriBottas will join Alfa Romeo Racing ORLEN for the 2022 season and beyond, with the Finnish driver signing a multi-year deal with the Hinwil-based team. pic.twitter.com/2XNeMtUGMn
— Alfa Romeo Racing ORLEN (@alfaromeoracing) September 6, 2021
Para preencher o lugar de Bottas na Mercedes, o escolhido, para surpresa de absolutamente ninguém, foi o britânico George Russell. O piloto da Williams, que faz parte da equipe de desenvolvimento da Mercedes, vinha pedindo passagem na categoria há bastante tempo. O jovem de 23 anos é considerado um dos principais talentos da nova geração e sua chegada promete agitar as coisas após os anos “amistosos” com Bottas, que parecia à vontade na sombra de Hamilton. Aos 36 anos, Lewis ainda é um dos principais pilotos do grid, mas Russell chega para brigar por títulos e uma dinâmica Hamilton x Rosberg pode acontecer novamente.
🙏💙 @GeorgeRussell63 pic.twitter.com/XqtSKTpJUz
— Mercedes-AMG PETRONAS F1 Team (@MercedesAMGF1) September 7, 2021
Alex Albon, que está fora do grid em 2021, trabalhando como piloto de testes da Red Bull, foi anunciado pela Williams como substituto de Russell. A equipe inglesa também renovou com o canadense Nicholas Latifi e tem sua dupla para 2022 definida.
Além da renovação de Latifi, a semana também teve a AlphaTauri fazendo novos vínculos com Pierre Gasly e Yuki Tsunoda. A Red Bull segue com Verstappen e Sergio Perez, que teve seu contrato renovado em agosto, assim como Ferrari, McLaren e Alpine, que manterão seus pilotos para 2022.
Indefinições
Aston Martin e Haas ainda não anunciaram oficialmente suas duplas para 2022, mas é esperado que as escuderias mantenham os pilotos atuais. Com isso, a principal indefinição para a próxima temporada é a situação de Antonio Giovinazzi na Alfa Romeo.
O piloto italiano tem chances de continuar, mas a escuderia tem mantido suas opções em aberto. Entre as possibilidades, estão Guanyu Zhou, piloto da Fórmula 2 que conta com apoio da Alpine. O time francês tem trabalhado há meses para encontrar uma vaga para Zhou no grid e a Alfa Romeo é a aposta da vez.
Outra possibilidade é Nyck de Vries, atual campeão da Fórmula E e vencedor da F2 em 2019. O holandês esteve presente no GP de Vandervoort e conversou com Frederic Vasseur, chefão da Alfa Romeo.
Quer ficar por dentro de tudo que rola no mundo dos esportes e receber as notícias direto no seu Telegram? Entre no canal do Metrópoles.