Com recorde, Bottas fatura pole do GP dos EUA; Hamilton é 5º
Com uma forte performance ainda no início do Q3, a terceira e última sessão do treino classificatório, Bottas registrou a marca de 1m32s029
atualizado
Compartilhar notícia
Ainda com esperanças de adiar o título de Lewis Hamilton, o finlandês Valtteri Bottas fez a sua parte neste sábado (02/11/2019) ao faturar a pole position do GP dos Estados Unidos de Fórmula 1. Em Austin, o piloto da Mercedes obteve o melhor tempo do fim de semana e cravou o novo recorde do Circuito das Américas. Hamilton vai sair do 5º posto. Com uma forte performance ainda no início do Q3, Bottas registrou a marca de 1m32s029. Garantiu, assim, a sua quinta pole da temporada e a 11ª de sua carreira. Ele vai largar ao lado do alemão Sebastian Vettel. O piloto da Ferrari anotou o tempo de 1m32s041.
Ambos serão seguidos de perto pelo holandês Max Verstappen (1m32s096) e pelo monegasco Charles Leclerc (1m32s137). O piloto da Red Bull liderou o primeiro e o terceiro treinos livres. Mas não conseguiu ameaçar a pole de Bottas. Leclerc, por sua vez, vem abaixo de Vettel durante quase todo o fim de semana até agora.
Líder disparado do campeonato, Hamilton terá um novo “match point” neste domingo (03/11/2019). Perto do hexacampeonato, o inglês vai largar da quinta posição após uma performance mais discreta no Q3. Ele não passou do 1m32s321. Será sua pior posição de largada na temporada até agora.
A três corridas do fim do campeonato, Hamilton só precisa de mais quatro pontos para sacramentar o novo título. Para deixar Austin com o título nas mãos, o piloto da Mercedes precisa chegar em 8º lugar ou mesmo em 9º, se obtiver a volta mais rápida. E isso mesmo que Bottas vença a corrida.
O grid de largada terá ainda o tailandês Alexander Albon, da Red Bull, na sexta colocação (1m32s548), seguido do espanhol Carlos Sainz Jr. (1m32s847) e do britânico Lando Norris (1m33s175), ambos da McLaren. No nono posto, estará o australiano Daniel Ricciardo, da Renault (1m33s488), logo à frente do francês Pierre Gasly, da Toro Rosso (1m33s601).
O treino deste sábado foi marcado por poucas emoções. O Q2, a segunda sessão do treino, contou com o único momento tenso da atividade. Vestappen fez uma manobra estranha que quase resultou em colisão com Hamilton e o russo Daniil Kvyat. Os pilotos da Ferrari acabaram dominando esta parte da atividade, com Leclerc à frente do companheiro Vettel.
Antes, no Q1, o mais veloz foi o mais uma vez surpreendente Lando Norris. O britânico da McLaren desbancou Hamilton e Verstappen para assumir a liderança da tabela de tempo. Horas antes, no terceiro treino livre, Norris havia sido o terceiro mais rápido.
O mexicano Sergio Pérez obteve apenas o 19º e penúltimo lugar, no Q1. Mas terá que largar do último posto, diretamente dos boxes, após ter sido punido ainda na sexta-feira (01/11/2019).
A largada do GP dos EUA está marcada para as 16h10 deste domingo. Será a antepenúltima etapa do campeonato. Depois, serão disputados os GPs do Brasil, no dia 17, e de Abu Dhabi, em 1º de dezembro.