metropoles.com

Com recorde, Bottas fatura pole do GP dos EUA; Hamilton é 5º

Com uma forte performance ainda no início do Q3, a terceira e última sessão do treino classificatório, Bottas registrou a marca de 1m32s029

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Twitter/Reprodução
Valtteri-Bottas
1 de 1 Valtteri-Bottas - Foto: Twitter/Reprodução

Ainda com esperanças de adiar o título de Lewis Hamilton, o finlandês Valtteri Bottas fez a sua parte neste sábado (02/11/2019) ao faturar a pole position do GP dos Estados Unidos de Fórmula 1. Em Austin, o piloto da Mercedes obteve o melhor tempo do fim de semana e cravou o novo recorde do Circuito das Américas. Hamilton vai sair do 5º posto. Com uma forte performance ainda no início do Q3, Bottas registrou a marca de 1m32s029. Garantiu, assim, a sua quinta pole da temporada e a 11ª de sua carreira. Ele vai largar ao lado do alemão Sebastian Vettel. O piloto da Ferrari anotou o tempo de 1m32s041.

Ambos serão seguidos de perto pelo holandês Max Verstappen (1m32s096) e pelo monegasco Charles Leclerc (1m32s137). O piloto da Red Bull liderou o primeiro e o terceiro treinos livres. Mas não conseguiu ameaçar a pole de Bottas. Leclerc, por sua vez, vem abaixo de Vettel durante quase todo o fim de semana até agora.

Líder disparado do campeonato, Hamilton terá um novo “match point” neste domingo (03/11/2019). Perto do hexacampeonato, o inglês vai largar da quinta posição após uma performance mais discreta no Q3. Ele não passou do 1m32s321. Será sua pior posição de largada na temporada até agora.

A três corridas do fim do campeonato, Hamilton só precisa de mais quatro pontos para sacramentar o novo título. Para deixar Austin com o título nas mãos, o piloto da Mercedes precisa chegar em 8º lugar ou mesmo em 9º, se obtiver a volta mais rápida. E isso mesmo que Bottas vença a corrida.

O grid de largada terá ainda o tailandês Alexander Albon, da Red Bull, na sexta colocação (1m32s548), seguido do espanhol Carlos Sainz Jr. (1m32s847) e do britânico Lando Norris (1m33s175), ambos da McLaren. No nono posto, estará o australiano Daniel Ricciardo, da Renault (1m33s488), logo à frente do francês Pierre Gasly, da Toro Rosso (1m33s601).

O treino deste sábado foi marcado por poucas emoções. O Q2, a segunda sessão do treino, contou com o único momento tenso da atividade. Vestappen fez uma manobra estranha que quase resultou em colisão com Hamilton e o russo Daniil Kvyat. Os pilotos da Ferrari acabaram dominando esta parte da atividade, com Leclerc à frente do companheiro Vettel.

Antes, no Q1, o mais veloz foi o mais uma vez surpreendente Lando Norris. O britânico da McLaren desbancou Hamilton e Verstappen para assumir a liderança da tabela de tempo. Horas antes, no terceiro treino livre, Norris havia sido o terceiro mais rápido.

O mexicano Sergio Pérez obteve apenas o 19º e penúltimo lugar, no Q1. Mas terá que largar do último posto, diretamente dos boxes, após ter sido punido ainda na sexta-feira (01/11/2019).

A largada do GP dos EUA está marcada para as 16h10 deste domingo. Será a antepenúltima etapa do campeonato. Depois, serão disputados os GPs do Brasil, no dia 17, e de Abu Dhabi, em 1º de dezembro.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comEsportes

Você quer ficar por dentro das notícias de esportes e receber notificações em tempo real?