Brasiliense de 17 anos fará testes na Fórmula Indy
Campeão no kart, Daniel Cunha entrará pela primeira vez em um carro tipo fórmula em dezembro
atualizado
Compartilhar notícia
A lista de brasilienses no cenário mundial do automobilismo está prestes a aumentar. No começo deste mês, o campeão brasiliense de kart, Daniel Cunha, 17 anos, recebeu um convite para fazer um teste nas categorias de base da Fórmula Indy, uma das principais do esporte a motor no mundo.
O convite veio graças a uma busca nas redes sociais. O brasiliense viu um anúncio da ELFF Racing Team à procura de pilotos brasileiros para as categorias menores e decidiu se arriscar. Deu certo. Os testes serão de 17 a 20 de dezembro, em Atlanta, nos Estados Unidos.
Fiz o contato com eles, mandei meus vídeos e aceitaram fazer um teste comigo. No primeiro momento nem acreditei que eles tinham aceitado. Agora, que estamos mais próximos do teste, já acredito mais
Daniel Cunha
Inexperiência
Daniel admite o nervosismo para os testes nos Estados Unidos. Isso porque o piloto nunca entrou em um carro tipo fórmula, como os utilizados na Indy. “É um carro totalmente diferente. No kart, é apenas uma marcha enquanto que nos carros de fórmula são seis. Fora a aerodinâmica. Mas eles já estão cientes disso”, explica.
A inexperiência parece não ser problema. Isso porque o brasiliense começou a competir profissionalmente há apenas três anos. Desde então, conquistou vários títulos no kart de 125 cilindradas, como o título brasiliense na categoria F400.
Para chegar à Fórmula Indy, o candango terá de trilhar um longo caminho. Iniciará os testes na F1600, primeira categoria dos carros tipo fórmula. A partir daí, tentará uma vaga na Fórmula Atlantic, seguido da Indy Light. “Na Light, são no mínimo dois anos para conseguir demonstrar o seu valor e ganhar um espaço na Indy. Não vai ser fácil, mas aceito o desafio”, diz Daniel.
Copa Brasil de Kart
Antes da ida para os Estados Unidos, Daniel Cunha disputa em Minas Gerais a Copa Brasil de Kart, que vai até 17 de outubro. Na temporada passada, terminou a competição em 13º lugar. Nos treinos desta semana, alcançou a sexta colocação, mas vê uma possível melhora para as próximas baterias.