metropoles.com

Binotto deixa cargo de chefe de equipe da Ferrari após ano conturbado

Mattia Binotto atuava como chefe de equipe há quatro temporadas e decidiu renunciar o cargo. O acordo com o comandante ia até o fim de 2023

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Rudy Carezzevoli/Getty Images
Mattia Binotto com uniforme da Ferrari - Metrópoles
1 de 1 Mattia Binotto com uniforme da Ferrari - Metrópoles - Foto: Rudy Carezzevoli/Getty Images

A Ferrari anunciou, nesta terça-feira (29/11), que o chefe de equipe Mattia Binotto não seguirá com o time na temporada de 2023 da Fórmula 1. Binotto estava à frente da equipe há 28 anos, entretanto, o ano conturbado, que contou com inúmeros erros de estratégia e chegou a tirar a chance de título de Charles Leclerc, que iniciou a temporada como um dos grandes favoritos.

A imprensa italiana já esperava o anúncio da saída de Mattia desde a última semana. Além disso, a mídia aponta Frédéric Vasseur, atual chefe de equipe da Alfa Romeo, como possível nome para assumir o lugar do italiano.

De acordo com o anúncio feito pela companhia, Binotto foi quem renunciou o cargo e fica com a equipe somente até o dia 31 de dezembro de 2022. O acordo anterior deixava o italiano na chefia até o final de 2023.

De acordo com o jornal Corriere della Sera, o motivo da renúncia teria sido pela falta de confiança de John Elkann, presidente da Ferrari, no trabalho do engenheiro. A publicação ainda revela que o chefe de equipe estaria cansado demais para continuar o trabalho em meio a tantas críticas dentro da empresa.

“Tudo de bom” para Binotto

Benedetto Vigna, CEO da Ferrari, afirmou que o futuro ex-chefe da equipe foi responsável por levar o time “de volta a uma posição de competitividade durante o ano passado”. “Como resultado, estamos em uma posição forte para renovar nosso desafio, acima de tudo para nossos incríveis fãs ao redor do mundo, para ganhar o prêmio máximo no automobilismo. Todos aqui na Scuderia e na comunidade mais ampla da Ferrari desejam a Mattia tudo de bom para o futuro”, disse.

Na nota, Binotto também afirma que sai “de uma empresa que adoro, da qual faço parte há 28 anos, com a serenidade que advém da convicção de que tenho feito todos os esforços para atingir os objetivos traçados. Deixo uma equipe unida e em crescimento”.

Mattia Binotto teve seu primeiro contato com a Ferrari em 1995, como estagiário. O engenheiro se tornou chefe de motor em 2009 e, em 2016, virou diretor-técnico. Em janeiro de 2019, ele assumiu o cargo de chefe de equipe, substituindo Maurizio Arrivabene.

A Ferrari afirmou que está em processo para contratar o novo chefe de equipe, que deve ser anunciado no ano novo.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comEsportes

Você quer ficar por dentro das notícias de esportes e receber notificações em tempo real?