metropoles.com

Após três anos, GP do Japão retorna e pode decidir mais uma temporada

Max Verstappen precisa fazer pelo menos oito pontos a mais que Leclerc para se sagrar bicampeão da F1

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Mark Thompson/Getty Images
Max Verstappen Red Bull
1 de 1 Max Verstappen Red Bull - Foto: Mark Thompson/Getty Images

Três anos depois, o circuito de Suzuka, no Japão, volta a sediar um GP de Fórmula 1. E fiel ao histórico da corrida, ela pode ser decisiva para a temporada 2022 da categoria. A Band anuncia a transmissão da corrida, na madrugada deste sábado para domingo (9/10), a partir das 2h.

Saiba mais detalhes sobre o GP do Japão 2022, que pode ser decisivo, abaixo:

O campeonato

Após um GP de Singapura para esquecer, Max Verstappen terá um segundo match point neste fim de semana para fechar a temporada 2022 e se sagrar bicampeão. Para isso, precisa fazer pelo menos oito pontos a mais do que Charles Leclerc e seis pontos a mais que Sergio Perez, seu companheiro de Red Bull. Ou seja, se vencer e fizer a volta mais rápida, será o campeão, independentemente do resultado dos rivais.

Para o resto do grid, Suzuka apresentará mais uma oportunidade de analisar como as atualizações nos carros influenciarão no desempenho, por mais que a chuva, que se apresentou nos treinos livres, afete a avaliação.

“Sempre há coisas para aprender, por exemplo, com configurações, desgaste dos pneus, temperaturas e equilíbrio do carro. Portanto, definitivamente há coisas a serem observadas. Também temos dados sobre diferentes cargas de downforce e níveis de asa”, declarou Lewis Hamilton sobre a performance do W13, antes de acrescentar: “Estamos realmente perdidos. Quando voltarmos ao seco, imagino que as Ferraris e as Red Bulls estarão bem rápidas. Eu realmente não faço ideia. Espero que sejamos rápidos, mas é uma esperança que tenho todas as semanas”, disse o heptacampeão mundial, contido em sua avaliaçõ.

Confira as tabelas dos Mundiais de Pilotos e Construtores:

 

Detalhes do circuito

Distância: 5.807m
Recorde em corrida: 1min30s983 (Lewis Hamilton, Mercedes, 2019)
Número de voltas: 53
DRS – 1 zona
Deteção após a curva 15 (130R)
Ativação na reta principal
Pneus disponíveis: C1 (duros), C2 (médios) e C3 (macios)

Resultado em 2019
Pole position: Sebastian Vettel (ALE/Ferrari) – 1min27s064

Pódio:
1º Valtteri Bottas (FIN/Mercedes) – 1h21min46
2º Sebastian Vettel (ALE/Ferrari) +13s343
3º Lewis Hamilton (ING/Mercedes) +13s858

Curiosidades do circuito

Suzuka foi cenário de algumas batalhas memoráveis pelo título da Fórmula 1. Ayrton Senna, por exemplo, entre 1988 e 1992, decidiu quatro títulos no circuito, vencendo três e perdendo um, de forma polêmica.

O holandês Max Verstappen, agora, terá a sua chance, porém, ele terá que superar um retrospecto negativo pessoal: nunca venceu no Japão. Seu principal rival de 2021, Lewis Hamilton, tem cinco vitórias.

GP do Japão em 2019

Semelhante a muitas das dinâmicas que aconteceram na temporada 2021, a Ferrari não conseguiu transformar seu favoritismo em vitória no último GP do Japão. Sebastian Vettel e Charles Leclerc fizeram uma dobradinha na classificação, porém, após péssima largada, foram ultrapassados por Valtteri Bottas.

Lewis Hamilton ainda ameaçou atacar seu, à época, companheiro de equipe. No entanto, foi estranhamente chamado para um segundo pit stop pela Mercedes, deixando a vitória para o finlandês. Com o primeiro e terceiro lugares no pódio, a equipe conseguiu o seu sexto título mundial de Construtores consecutivo.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comEsportes

Você quer ficar por dentro das notícias de esportes e receber notificações em tempo real?