metropoles.com

Após sair em 14º, Verstappen faz corrida memorável e vence na Bélgica

A punição pela troca de motor e câmbio não foi capaz de impedir que Max Verstappen vencesse o Grande Prêmio da Bélgica

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Mark Thompson/Getty Images
Foto colorida de Max Verstappen
1 de 1 Foto colorida de Max Verstappen - Foto: Mark Thompson/Getty Images

A punição pela troca de motor e câmbio não foi capaz de impedir que Max Verstappen vencesse o Grande Prêmio da Bélgica neste domingo (28/8). Após largar em 14º, o piloto holandês da Red Bull sobrou no circuito de Spa-Francorchamps, ganhou rapidamente as primeiras posições e venceu mais uma prova, com 17 segundos de vantagem para o vice-líder Sergio Pérez. Pole position, Carlos Sainz, da Ferrari, completou o pódio em terceiro.

Esta foi a vitória número nove do atual campeão mundial nesta temporada e a 29ª na carreira do piloto. Com a quinta colocação neste domingo, Leclerc perde a vice-liderança do campeonato para Sergio Perez, confirmando domínio da Red Bull. George Russell ficou em quarto pela Mercedes, enquanto Lewis Hamilton abandonou a prova na primeira volta.

“O começo da corrida foi com muita coisa acontecendo na minha frente, mas depois que a gente conseguiu se ajeitar depois do Safety Car o carro estava nos trilhos. Foi ultrapassar as pessoas, cuidar dos pneus e consegui segurar até o fim. Não conseguia imaginar antes, mas gostaria de mais umas vitórias dessas. A próxima corrida é em casa, vamos ver o que conseguimos”, afirmou o vencedor da prova.

Com a vitória, Verstappen lidera com 284 pontos, seguido por Perez, que tem 191. Leclerc está em terceiro, com 186, e Sainz tem 171 pontos. O quinto colocado é Russell, com 170 pontos. Hamilton tem 146 e está em sexto. No campeonato de construtores, a Red Bull lidera com 475 pontos, seguida pela Ferrari, que tem 359 e pela Mercedes, com 316.

Na penúltima volta, a Ferrari parou Leclerc para tentar a volta mais rápida e o piloto levou penalização de 5s por excesso de velocidade no pitlane. Além de não conseguir a volta mais rápida, o monegasco caiu para sexto e perdeu dois pontos.

A CORRIDA

Minutos antes da largada, os mecânicos identificaram problemas elétricos no carro de Pierre Gasly. O veículo não ligou e precisou passar por manutenção. O problema foi resolvido e o piloto francês participou normalmente da prova.

Logo após a largada, Lewis Hamilton travou disputa com Fernando Alonso, houve um contato entre os carros e o veículo da Mercedes começou a soltar fumaça, resultando no primeiro abandono do britânico no ano. Irritado, Alonso xingou Hamilton no rádio e disse que o adversário “só sabe pilotar quando larga na frente”

Um novo incidente aconteceu na volta dois, quando Nicholas Latifi girou e tirou o carro do aniversariante Valtteri Bottas da pista. O Safety Car precisou entrar em ação. Bottas não retornou para a corrida.

Largando na 14ª posição, o líder do campeonato Verstappen precisou de apenas sete voltas para chegar à quarta colocação. O holandês ficou na cola de Sainz, Perez e Russell. Também não demorou para o campeão mundial utilizar a asa móvel para passar o piloto da Mercedes. Na 12ª volta, Perez cedeu a liderança da prova a Verstappen.

Leclerc foi mais um a ganhar posições importantes e a briga voltou a ficar entre Red Bull e Ferrari. O monegasco entrou na disputa de posição com Pérez pelo terceiro lugar. Após ir para o box e perder a liderança para Sainz, Verstappen não demorou para recuperar o posto, mais uma vez utilizando a asa móvel. Para confirmar ainda mais o domínio da Red Bull na primeira metade da prova, Perez também ultrapassou o piloto espanhol.

Esteban Ocon foi mais um a se destacar na prova, ganhando posições importantes. O francês conseguiu subir na classificação e terminar a corrida em sétimo, atrás do seu companheiro de Alpine, Fernando Alonso, quinto.

O GP da Bélgica marca a volta para a segunda metade da temporada após a pausa para as férias e as competições já seguem no próximo fim de semana. As disputas do GP da Holanda acontecem entre os dias 2 e 4 de setembro.

Confira o resultado do GP da Bélgica:

1º – Max Verstappen (HOL/Red Bull), em 1h25m52s894

2º – Sergio Pérez (MEX/Red Bull), a 17s841

3º – Carlos Sainz Jr. (ESP/Ferrari), a 26s886

4º – George Russell (ING/Mercedes), a 29s140

5º – Fernando Alonso (ESP/Alpine), a 73s256

6º – Charles Leclerc (MON/Ferrari), a 74s936

7º – Esteban Ocon (FRA/Alpine), a 75s640

8º – Sebastian Vettel (ALE/Aston Martin), a 78s107

9º – Pierre Gasly (FRA/AlphaTauri), a 92s181

10º – Alexander Albon (TAI/Williams), a 101s900

11º – Lance Stroll (CAN/Aston Martin), a 103s078

12º – Lando Norris (CAN/McLaren), a 104s739

13º – Yuki Tsunoda (JAP/AlphaTauri), a 105s217

14º – Zhou Guanyu (CHN/Alfa Romeo), a 106s252

15º – Daniel Ricciardo (AUS/McLaren), a 107s163

16º – Kevin Magnussen (DIN/Haas), a uma volta

17º – Mick Schumacher (ALE/Haas), a uma volta

18º – Nicholas Latifi (CAN/Williams), a uma volta

Não terminaram a prova – Lewis Hamilton (ING/Mercedes) e Valtteri Bottas (FIN/Alfa Romeo).

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comEsportes

Você quer ficar por dentro das notícias de esportes e receber notificações em tempo real?