Aos 19 anos, Enzo Elias quer fazer história na Porsche Cup
Piloto conta em entrevista exclusiva sobre o desejo de ser campeão e o sonho de vencer uma prova em Brasília
atualizado
Compartilhar notícia
Quebrar mais recordes, cravar seu nome na história e trazer orgulho para Brasília. Esses elementos são o principal combustível de Enzo Elias, piloto da Porsche Carrera Cup 4.0, para a temporada de 2021.
Aos 19 anos, o brasiliense quer aumentar a lista de feitos inéditos e escrever o seu nome na história da categoria com um legado ainda maior. Em entrevista exclusiva ao Metrópoles, Enzo contou um pouco da sua história e da expectativa para o torneio desse ano.
Para o piloto da Farben, o principal objetivo da temporada é o título na divisão principal da modalidade. Esse será o segundo ano dele na 4.0, considerada a principal. No último campeonato, o título acabou ficando para Miguel Paludo. Enzo terminou em segundo.
O título da categoria pode parecer muita pretensão por parte do jovem piloto, mas o histórico dele prova que não. Logo na primeira temporada na categoria 3.8, em 2019, Enzo foi campeão da divisão depois de quatro vitórias e cinco poles. A conquista o tornou o piloto mais jovem a ser campeão de um torneio Porsche.
O início no automobilismo
Ele revela como se apaixonou pelo automobilismo. “Comecei a me interessar mais por conta de um primo que competia no autocross. Eu e meu pai acompanhávamos a Fórmula-1, mas era uma paixão escondida. Depois tive contato com o Kart em 2013 e desde então meu amor pelo automobilismo só cresceu”, conta.
Depois das passagens pelo kart e pelo turismo, Enzo acumulou conceitos diferentes de pilotagem, todos muito importantes segundo ele.
Mas foi em 2018 que ele começou a escrever sua história junto com a Porsche. Primeiro, foi finalista da edição que buscava desenvolver jovens pilotos para a montadora alemã. No mesmo ano deu início na categoria 3.8 e no ano seguinte terminou como campeão da divisão.
Em 2020, acabou perdendo o campeonato para Miguel Paludo, que deve ser um dos principais adversários também em 2021. “Eu e ele (Paludo) temos um respeito mútuo muito grande. É um piloto com uma experiência muito grande, já é hexacampeão e vive a melhor fase da carreira dele. É sem dúvidas o piloto mais difícil com quem já competi”, afirma o jovem.
No entanto, Miguel Paludo não deve ser o único a dar trabalho para o brasiliense este ano. “Werner, Lico Kaesemodel, Muller, Alceu Feldman, Pedrinho Aguiar… Todos esses já foram campeões e podem fazer uma grande temporada na Porsche”, apontou Enzo.
Desejo brasiliense
Além do título, Enzo Elias tem um outro objetivo, esse bem mais pessoal que a taça. O jovem afirma nunca ter competido profissionalmente em Brasília, no autódromo Nelson Piquet. “Eu sonho em poder correr em Brasília, com a presença do público, da torcida. Além dos títulos, correr e vencer uma prova em Brasília é sem dúvidas um dos meus maiores sonhos como piloto”, revelou o piloto.
Enzo faz sua primeira corrida do ano este domingo (30/5), no autódromo Velocitta, em São Paulo, às 12h.