Alain Prost afirma que deixará F1 caso grid invertido seja implementado
Em entrevista, o tetracampeão e um dos diretores da Alpine destacou que isso pode ser uma das piores coisas a serem feitas na modalidade
atualizado
Compartilhar notícia
O tetracampeão da Fórmula 1 e diretor da Alpine, Alain Prost, declarou durante uma entrevista a um podcast da Renault que caso as provas com grids invertidos sejam introduzidas de fato, ele abandonará a modalidade de vez. Para Prost, isso seria a pior coisa a acontecer com a Fórmula-1.
Ele afirma que é preciso manter algumas tradições dentro do esporte, além de entender o motivo que estão por trás de determinadas decisões.
“A Fórmula 1 precisa seguir tradicional, com tecnologia, sendo o ápice do esporte a motor. Precisamos entender que a melhor equipe vai vencer por ser a melhor, esse é o espírito da Fórmula 1. A ideia do grid invertido é algo que eu odeio. Eu odeio. Eu acho que iria embora se tivermos isso de grid invertido. Acho que é a pior ideia possível. Prefiro que uma equipe domine, porque eles vão ter feito o trabalho necessário. Eu sou aberto, mas sou tradicionalista”, declarou o francês tetracamapeão.
Apesar de se manter contrário a essa possibilidade, Prost destacou que concordou com outras mudanças como, por exemplo, a distribuição de pontos, que agora dá pontos aos 10 primeiros colocados.
“Eu lembro que em 1982 nós todos terminamos umas cinco corridas no ano inteiro porque a confiabilidade dos carros era muito ruim. A confiabilidade hoje é fantástica. Se você ainda tivesse o formato de seis primeiros conseguindo pontos, algumas equipes nunca teriam pontos. Você precisa fazer ajustes de alguma forma”, relembrou o ex-piloto.
O grid invertido
Rejeitada em 2020 após recusa da Mercedes, a proposta tem como base trocar as classificações feitas aos sábados por uma corrida de 25 voltas. Nela, o grid seria estabelecido levando em conta a classificação no campeonato, mas invertida.
Ou seja, caso entrasse em vigor, Max Verstappen largaria na última posição, enquanto o polonês Robert Kubica sairia na 1ª colocação. O resultado dessa corrida definiria as posições de largada no dia seguinte.
Quer ficar por dentro de tudo que rola no mundo dos esportes e receber as notícias direto no seu Telegram? Entre no canal do Metrópoles.