Atropelo do Newcastle no PSG escancara diferença de planejamento
Com menos tempo de investimento, clube inglês alcança objetivo de disputar Champions League e dá aula para o clube francês
atualizado
Compartilhar notícia
Após 20 anos, o Newcastle voltou a disputar uma edição de Champions League. E logo na 2ª rodada conseguiu um resultado imponente e cheio de significado. Um sonoro 4 x 1 diante do Paris Saint-Germain. As duas equipes hoje são bancadas por fundos de investimentos semelhantes, mas que já apresentam uma diferença significativa de projeto esportivo.
Na última década, o PSG utilizou as verbas que tinha através do fundo de investimento do Catar, que financia o clube, para investir em times cheio de astros badalados. Apesar de iniciar uma dinastia dentro da França, o clube ainda não conseguiu obter o resultado tão desejado: conquistar a Champions League.
Neste tempo, acumulou fracassos na competição que fizeram com que grandes nomes do futebol saíssem como culpados. Sempre apostando em uma estrela maior que a anterior, o clube vive sob crises ligadas ao relacionamento dos jogadores. A mais recente fez com que Neymar e Messi saíssem do clube para que Kylian Mbappé pudesse reinar em Paris.
Apostas certeiras
O clube inglês, por sua vez, apostou em nomes alternativos no mercado, mas de potencial. Entre os investimentos feitos graças ao fundo da Arábia Saudita, os brasileiros Joelinton e Bruno Guimarães foram fundamentais na recuperação do clube, que em menos de dois anos saltou de uma luta contra o rebaixamento para uma vaga no maior torneio de clubes do mundo.
A classificação quebrou um hiato de 20 anos, além de ser apenas a segunda vez na história que o clube conseguiu vaga na competição.
Os dois projetos finalmente puderam finalmente se enfrentar, e o resultado traduziu a diferença da eficiência e de conhecimento. A goleada mostrou o trabalho coletivo assertivo por parte do Newcastle, enquanto o PSG precisava contar com lampejos de Mbappé, que passou apagado na partida por conta da forte marcação.
Com o resultado, a equipe inglesa assumiu a liderança do grupo, fazendo com que o sonho do torcedor se renove e aumente. Do lado dos parisienses, a sensação de que todo o dinheiro foi gasto de forma errada salta mais uma vez. As duas equipes ainda tem outros quatro jogos até o fim da primeira fase da competição.
Até lá, o Newcastle precisa manter o que já alcançou, enquanto o PSG terá que recalcular a sua rota mais uma vez.