Atletas russos e bielorrussos são banidos das Paralimpíadas de Inverno
Ao menos 71 atletas foram afetados pela decisão do Comitê Internacional Paralímpico. Evento começará nesta sexta-feira (4/3)
atualizado
Compartilhar notícia
Atletas da Rússia e de Belarus não poderão competir nas Paralimpíadas de Inverno de 2022. O anúncio foi feito nesta quinta-feira (3/3) pelo Comitê Internacional Paralímpico (CIP), apenas um dia antes do início do evento.
“Aos paratletas dos países afetados, sentimos muito que foram impactados pelas decisões que os governos de seus países tomaram na última semana, desrespeitando a trégua olímpica. Vocês são vítimas de seus governos”, disse o presidente do CIP, Andrew Parsons.
A Rússia teria 71 paratletas competindo. Belarus não anunciou quantos participariam do evento.
Na quarta-feira (2/3), o CIP havia confirmado que os atletas poderiam participar, desde que não usassem cores, bandeiras ou outros símbolos do país pelo qual competiam. A decisão foi amplamente criticada, no entanto. Campeonatos mundiais de futebol, basquete, vôlei e outros esportes também aplicaram sanções à Rússia.
“Está claro que a escalada rápida da situação agora nos colocou em uma posição única e impossível tão perto do começo dos jogos”, afirmou Parsons.