metropoles.com
Paris 2024

Atleta holandês que cumpriu pena por estupro ficará isolado em Paris

Steven van de Velde não ficará hospedado na Vila Olímpica com os demais atletas da competição. Medida foi pedido do próprio atleta

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Pablo Morano/BSR Agency/Getty Images
Imagem colorida de Steven van de Velde - Metrópoles
1 de 1 Imagem colorida de Steven van de Velde - Metrópoles - Foto: Pablo Morano/BSR Agency/Getty Images

O atleta holandês Steven van de Velde, do vôlei de praia, ficará isolado dos demais atletas durante a disputa das Olimpíadas de Paris 2024. Condenado por estupro, Steven não irá se hospedar na Vila Olímpica. Segundo o Comitê Olímpico Holandês, a medida foi um pedido do próprio atleta, que também não terá contato com a imprensa.

Stevan van de Velde foi condenado em 2016 por estuprar uma garota de 12 anos de idade e já cumpriu pena. O Comitê Olímpico Holandês declarou que a medida tem como finalidade garantir um ambiente seguro para todos os participantes dos jogos de Paris. A entidade afirmou ainda que a decisão segue o padrão adotado para casos deste tipo.

“O Comitê Olímpico Holandês decidiu implementar essas medidas após uma estreita consulta com o atleta e seus companheiros de equipe”, detalhou.

O comitê ressaltou ainda que Steven van de Velde foi submetido ao programa da entidade destinado a atletas que cometem infrações penais. Ele teria cumprido todas as exigências da avaliação de risco, verificações e diligência devida. O órgão afirma que não há risco de reincidência.

O crime

Em 2014, Steven van de Velde tinha 19 anos e marcou de se encontrar com uma garota de 12 que havia conhecido pela internet. O atleta saiu de Amsterdã e foi até Milton Keynes, no Reino Unido, onde a garota morava. Ciente da idade e da virgindade da menina, Steven a foçou a ter relações sexuais.

O abuso foi descoberto depois que a vítima procurou uma clínica para tomar a pílula do dia seguinte, após a orientação do holandês.

Ele foi condenado dois anos depois pelo crime. Sua pena foi de quatro anos de prisão. Steven, no entanto, ficou recluso por apenas um ano, retomando sua carreira de atleta após deixar o cárcere. Sua presença nos jogos de Paris 2024 foi criticado por algumas organizações, que exigem de o banimento do atleta.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comEsportes

Você quer ficar por dentro das notícias de esportes e receber notificações em tempo real?