Após críticas, asfalto de Interlagos será reformado para GP do Brasil
No Grande Prêmio de Fórmula 1 do Brasil, em 2023, a pista apresentou desgaste e, portanto, terá o asfalto reformado para a etapa de 2024
atualizado
Compartilhar notícia
O Autódromo José Carlos Pace, em Interlagos, São Paulo, passará por seu primeiro recapeamento completo desde 2014, a partir do mês de setembro. A reforma do asfalto será feita dois meses antes do Grande Prêmio da Fórmula 1 no Brasil, em novembro.
O asfalto, que teve apenas alguns trechos substituídos nos últimos anos, já apresentava sinais de desgaste desde o final do ano passado. Durante o GP de São Paulo, em 2023, alguns pilotos, como Fernando Alonso, criticaram as condições da pista brasileira para a F1.
As últimas atividades programadas para o autódromo antes de as obras iniciarem incluem a etapa de sprint da Porsche Cup Brasil no sábado e domingo (24/8 e 25/8) e a prova da Endurance Brasil no dia 1º de setembro. O autódromo ficará fechado até a realização do GP de São Paulo, que ocorrerá nos três primeiros dias de novembro.
O prazo de entrega da obra dentro do Autódromo José Carlos Pace é de 60 dias após o início, mas todo o processo, incluindo os testes de superfície e o treinamento das equipes, leva cerca de 90 dias. Após a aplicação do asfalto, haverá uma fase de descontaminação para remover solventes e óleos residuais, visando alcançar a aderência ideal.
Em seguida, será realizado o grooving, processo de restabelecimento da drenagem superficial do asfalto, e, por fim, a aplicação da pintura antiderrapante conforme os padrões exigidos pela Federação Internacional de Automobilismo (FIA).
Após o GP de São Paulo, o circuito ainda receberá provas de categorias como a Stock Car e a Porsche Cup Brasil, além dos campeonatos regionais.