Aos 16 anos, judoca brasiliense se destaca e disputará Sul-Americano
Bianca Reis vem se destacando não só no cenário local e já é um dos grandes nomes do esporte no Brasil
atualizado
Compartilhar notícia
Apesar da pouca idade, a brasiliense Bianca Reis, de 16 anos, já é um dos principais nomes do judô de Brasília e desponta como uma grata revelação do esporte a nível nacional.
Em 2021, com o retorno das competições oficiais em decorrência da pandemia de Covid, a lutadora do Distrito Federal sagrou-se campeã brasileira sub-21. Na categoria adulto, Bianca não fez feio e garantiu a terceira posição para Brasília.
Ao Metrópoles, Bianca revelou que não tem uma rotina específica para cada competição e que o segredo é sempre estar preparada para lutar.
“Estou sempre treinando para estar sempre preparada. É uma rotina intensa de treinos diários que eu faço com acompanhamento do meu sensei, nutricionista e fisioterapeuta. A única coisa que muda é que duas semanas antes o treino é mais direcionado para corrigir pequenos detalhes e na semana anterior à competição a carga de treino é menor para evitar lesões”, explica a brasiliense, que treina em praticamente todos os dias da semana.
Bianca treina judô na Academia Corpo Arte, no Guará, sob a orientação do sensei Oswaldo Navarro.
Sul-Americano e jiu-jítsu
A brasiliense vem colhendo frutos não só em Brasília e no Brasil e já almeja voos maiores também na América do Sul. Na última semana, Bianca participou das seletivas nacionais para disputar os Jogos Escolares Sul-Americanos, em abril, na Argentina. A atleta de Brasília venceu nas categorias sub-18 e sub-21 e disputará o torneio.
E o talento no esporte não se restringe a apenas uma modalidade. Bianca também compete no jiu-jítsu e também vem ganhando espaço no arte suave. “Treino judô desde 2012, quando tinha 7 anos, e comecei a treinar jiu-jítsu em 2019, com 14 anos. De início, a ideia de treinar o jiu-jítsu era somente para agregar ao judô, porque em 2020 eu entraria na categoria sub-18, na qual estrangulamentos e chaves de braço passam a ser permitidos, mas com o tempo comecei a participar das competições e hoje em dia fazem parte da minha rotina. Então estou sempre torcendo para que as competições de judô e jiu-jítsu não caiam no mesmo dia. Adoro competir!”, conta a brasiliense.
O próximo desafio a nível nacional de Bianca acontecerá no dias 12 e 13 de março. A lutadora do DF conquistou vaga no Meeting Nacional, em Porto Alegre-RS, e representará Brasília na competição.