metropoles.com

Antes da estreia, relembre as campanhas do Brasil nas últimas Copas

Em oito edições da Copa do Mundo, o Brasil esteve mais próximo do título em 2007; confira a cronologia da Seleção nos Mundiais

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Robert Cianflone/Getty Images
Seleção Brasileira feminina
1 de 1 Seleção Brasileira feminina - Foto: Robert Cianflone/Getty Images

A partir desta segunda-feira (24/7), os olhares dos brasileiros fãs do futebol feminino e demais entusiastas se voltam para a estreia da Seleção na nona edição da Copa do Mundo. O Brasil, que integra o Grupo F, encara o Panamá às 8h. Porém, antes de a bola rolar, relembre as campanhas do Brasil nos últimos Mundiais.

Na primeira edição da competição, realizada na China, em 1991, o Brasil caiu no grupo formado por Suécia, Estados Unidos e Japão.

A Canarinho estreou com placar magro: 1 x 0 sobre as japonesas. Na sequência, derrota por 5 x 0 para as americanas, as quais viriam a ser as campeãs. Por fim, mais um revés. Dessa vez para a futura terceira colocada: 2 x 0 para as suecas. Os resultados impossibilitaram a classificação do Brasil para a segunda fase.

Em 1995, na Suécia, o Brasil voltou a ter um grupo bem parecido com o do primeiro Mundial: no lugar dos Estados Unidos, ingressaram as alemãs. Na estreia, a Seleção venceu a Suécia por 1 x 0. Nos confrontos seguintes, derrota de 2 x 1 para o Japão e 6 x 1 para a Alemanha, que perdeu a final de 2 x 0 para a Noruega.

Na terceira edição da Copa, a Seleção apresentou uma virada de chave e se classificou sem nenhuma derrota. Em um grupo composto por Alemanha, Itália e México, o Brasil se classificou em primeiro lugar com sete pontos: 7 x 1 contra as mexicanas, 2 x 0 contra as italianas e empate em 3 x 3 com as alemãs.

Nas quartas, a Nigéria acabou superada por 4 x 3. O gol da vitória veio na prorrogação em cobrança de falta magistral da craque Sissi.

Veja:

No entanto, o sonho da primeira conquista acabou interrompido na semifinal em derrota para as americanas por 2 x 0. Na disputa pelo terceiro lugar, em jogo contra a Noruega, o tempo normal acabou em 0 x 0. Nas disputas por pênaltis, 4 x 3 para o Brasil.

Primeira Copa da Rainha

Em 2003, novamente nos Estados Unidos, devido a uma epidemia que impossibilitou a realização na China, a rainha Marta disputou seu primeiro Mundial. Na estreia do Brasil, vitória por 3 x 0 contra a Coreia do Sul. Na sequência, triunfo diante da Noruega por 4 x 1 e empate por 1 x 1 com a França.

Entretanto, logo nas quartas de final, a equipe brasileira acabou superada por 2 x 1 pela Suécia e terminou em 5º lugar na competição.

Vice-campeonato

Agora sim, tendo a China como sede, a Copa de 2007 é até hoje histórica para a Seleção, que conquistou o vice-campeonato – posição mais próxima do tão sonhado título inédito.

No grupo do Brasil, estavam China, Nova Zelândia e Dinamarca. A Canarinho estreou batendo a Nova Zelândia por 5 x 0. Em seguida, venceu as chinesas por 4 x 0, com dois gols de Marta e outros dois de Cristiane. Já no terceiro jogo, 1 x 0 contra a Dinamarca.

Nas quartas, o Brasil derrotou a Austrália por 3 x 2, com gol decisivo dos pés de Cristiane. Na semifinal, um sonoro 4 x 0 contra os Estados Unidos com direitos a golaços de Marta e Cristiane.

Confira o gol da Rainha:

Pela primeira vez, o Brasil chegava a uma final de Copa do Mundo. Mas, do outro lado, sem se importar com o feito, as alemãs não deram chance e venceram por 2 x 0. Marta acabou coroada como melhor jogadora e artilheira da competição, com 7 gols marcados.

Em 2011, na primeira fase, o Brasil passou com facilidade por Austrália, Noruega e Guiné Equatorial: vitórias de 1 x 0 e 3 x 0, duas vezes. Com as quartas, pedreira pela frente. Em novo embate com as americanas, o tempo normal terminou em 2 x 2. Nos pênaltis, 5 × 3 para os Estados Unidos.

Quatro anos depois, o Brasil chegou ao Mundial do Canadá em um grupo em que, novamente, venceu as três partidas: 2 x 0 na Coreia do Sul, 1 x 0 na Espanha e 1 x 0 na Costa Rica. Porém, de forma precoce, a Seleção acabou eliminada nas oitavas para a Austrália.

Por fim, em 2019, a Copa com recordes de audiência ao redor do mundo, até o momento, a Seleção Brasileira caiu no Grupo C, ao lado de Jamaica, Austrália e Itália.

O Brasil estreou com vitória contra a Jamaica por 3 x 0, com hat-trick de Cristiane. Na sequência, derrota de virada para a Austrália por 3 x 2. A classificação para as oitavas veio após vencer a Itália por 1 x 0, com gol de Marta, que tornou a Rainha a maior artilheira da história das Copas do Mundo, com 17 gols.

No primeiro embate do mata-mata, após 1 x 1 durante os 90 minutos contra a França, o Brasil acabou eliminado na prorrogação e se despediu do Mundial.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comEsportes

Você quer ficar por dentro das notícias de esportes e receber notificações em tempo real?