Âncora da CNN rebate defensores de racismo de Piquet contra Hamilton
Apoiadores de piloto usaram o sambista Neguinho da Beija-Flor para apoiar fala preconceituosa contra heptacampeão de Fórmula 1
atualizado
Compartilhar notícia
A fala racista de Nelson Piquet contra Lewis Hamilton também causou revolta em apresentadores de TV. Luciana Barreto, âncora da CNN Brasil e ativista da causa racial, rebateu apoiadores do piloto brasileiro que apelaram a Neguinho da Beija-Flor para defender o apelido preconceituoso para o heptacampeão de Fórmula 1.
“O racismo às vezes tenta te enganar, se traveste de brincadeira, mas no fundo as pessoas não notam a ausência de outras em espaços. Entram em um restaurante, veem todos brancos mas não notam a ausência de pessoas negras, mas a presença sim é notada. A ausência na Fórmula 1 de pilotos negros nunca foi notada, mas a presença foi notada”, opinou a jornalista na bancada do Visão CNN da última terça-feira (28/6).
“E não adianta trazer o Neguinho da Beija-Flor para tentar justificar, o nosso grande artista que usa ‘neguinho’ como nome artístico. Mas Lewis Hamilton tem nome e sobrenome! É assim que ele deve ser chamado”, prosseguiu ela.
O jornalista Leandro Resende endossou a crítica da colega contra apoiadores do presidente Jair Bolsonaro que poluíram a discussão sobre racismo contra Hamilton usando o nome artístico do sambista.
“O Neguinho da Beija-Flor, infelizmente, está sendo lembrado por gente que quer reforçar o discurso racista contra o Hamilton, tem o nome artístico na sua certidão de nascimento, um apelido dos anos 50, 60. A gente está em outro debate. Usar 0 nome de uma lenda da nossa música popular brasileira para poder referendar uma fala racista, debochada, do Piquet, é realmente muito ruim”, analisou.
Em uma entrevista feita em 2021, Nelson Piquet utilizou o termo “neguinho” ao comentar o acidente envolvendo o britânico e o holandês Max Verstappen, que é genro do brasileiro.
“O neguinho meteu o carro e não deixou (Verstappen desviar). O neguinho deixou o carro porque não tinha como passar dois carros naquela curva. Ele fez de sacanagem. A sorte dele foi que só o outro se f*deu. Fez uma p*ta sacanagem”, criticou o brasileiro, em entrevista ao jornalista Ricardo Oliveira.
Como resposta, a Federação Internacional de Automobilismo, a Mercedes e a Fórmula 1 repudiaram a fala de Piquet, criticando o termo usado pelo ex-piloto.
Não evoque o nome de Neguinho da Beija-Flor para alimentar o racismo. Não faça isso! Hoje @leandroresende0 e eu colocamos um pouquinho mais de ênfase no combate ao racismo. No #VisaoCNN pic.twitter.com/p4yH8e7FvY
— Luciana Barreto (@lubarretotv) June 28, 2022
Quer ficar por dentro do mundo dos famosos e receber as notícias direto no seu Telegram? Entre no canal do Metrópoles: https://t.me/metropolesfamosos