metropoles.com

Ana Sátila e Pepê asseguram 2 vagas olímpicas ao Brasil na canoagem

Eles participaram, respectivamente, das disputas da provas do C1 e K1 no Campeonato Mundial da modalidade

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Cesar Gomez/Getty Images
Lima 2019 Pan Am Games – Day 9
1 de 1 Lima 2019 Pan Am Games – Day 9 - Foto: Cesar Gomez/Getty Images

Ana Sátila e Pedro Gonçalves conquistaram mais duas vagas olímpicas para o Brasil na canoagem slalom neste domingo (29/09/2019). Eles participaram, respectivamente, das disputas da provas do C1 e K1 no Campeonato Mundial da modalidade, que está sendo realizado em La Seu d’Urgell, na Espanha.

Pedro Gonçalves, o Pepê, ficou em 24º lugar na semifinal do K1 masculino. A Federação Internacional de Canoagem (ICF, na sigla em inglês) destinou para o Mundial 18 vagas olímpicas para a sua prova e o brasileiro garantiu uma vaga para o Brasil nos Jogos Olímpicos de Tóquio-2020 porque outros países tinham mais de dois representantes e ele acabou ficando entre os 18.

“Acabei de conquistar a vaga olímpica na cidade de La Seu D’Urgell, na Espanha. Foi muito difícil, o nível estava muito elevado, mas a gente entrou com tudo na água. A gente mostrou que é brasileiro, a gente mostrou a força que tem e conseguiu conquistar essa vaga olímpica para o Brasil”, celebrou Pepê, em vídeo divulgado no Twitter.

O tcheco Jiri Prskavec foi o campeão do k1 masculino, com os espanhóis David Llorente e Joan Crespo em segundo e terceiro, respectivamente.

Já Ana Sátila, que havia garantido a primeira vaga do Brasil na canoagem slalom em Tóquio ao avançar à semifinal da prova do K1 feminino — na final, terminou em nono lugar —, foi ainda melhor. Ela disputou a final no C1 feminino neste domingo e fechou a prova em décimo. Com isso, também assegurou mais um lugar para a equipe nacional nas Olimpíadas.

O título da prova ficou com a alemã Andrea Herzog, que terminou pouco à frente da australiana Jessica Fox, a segunda. A austríaca Nadine Weratschnig fechou em terceiro lugar.

A Confederação Brasileira de Canoagem terá até 10 dias após o Mundial para definir de qual das duas vagas Ana Sátila irá abdicar, pois um atleta só pode garantir uma única embarcação por país no Mundial. A vaga pertence, por enquanto, ao Brasil, e para oficializar sua ida a Tóquio, a canoísta passará pela seletiva nacional em 2020.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comEsportes

Você quer ficar por dentro das notícias de esportes e receber notificações em tempo real?