Ainda sem índice para as Olimpíadas, bicampeão de salto em distância garante que estará no Rio 2016
Mauro Vinicius da Silva, o Duda, está a 12 centímetros da marca para garantir uma vaga para a disputa nos Jogos Olímpicos
atualizado
Compartilhar notícia
Bicampeão mundial indoor no salto em distância, Mauro Vinicius da Silva, o Duda, quer buscar o tricampeonato em Portland (EUA), em março do ano que vem. Seria a chance do saltador de virar a página de uma temporada muito ruim em 2015, quando não conseguiu nem se classificar para participar dos Jogos Pan-Americanos ou do Mundial.
Duda fechou a temporada apenas em terceiro lugar no ranking brasileiro, com 8,03m, e não passou nem perto do índice olímpico de 8,15m. Mas ele diz não se preocupar e acredita que, em 2016, conseguirá a qualificação para estar no Rio.
“Não estou preocupado com o fato de ainda não ter o índice. Na verdade, acredito que no próximo ano eu posso estar em forma para bater meu recorde pessoal de 8,31m. Se fizer isso nas Olimpíadas, então, posso até chegar ao pódio”, disse Duda, em entrevista ao site da Associação das Federações Internacionais de Atletismo (IAAF).
Duda precisou passar por uma artroscopia em agosto. Há um mês voltou aos treinos em São Caetano do Sul, com o técnico Aristides Junqueira, tentando esquecer uma temporada decepcionante. “Foi frustrante ficar fora do Pan de Toronto e do Mundial de Pequim. Foi uma decepção particular. Claro, a lesão estava fora do meu controle, essas coisas às vezes acontecem, mas ainda assim não deixa de ser frustrante”, apontou
Uma boa chance para a volta por cima seria o Mundial Indoor, mas Duda ainda não fez o índice necessário, de 8,18m, e não tem direito a convite como atual bicampeão. “Apesar do pouco tempo que falta, tenho certeza que estarei no Mundial”, garante o brasileiro.