Aberto da Austrália inicia temporada dos Grand Slams de tênis em 2024
Torneio vai reunir os grandes nomes da modalidade até o dia 28 de janeiro, quando será disputada a grande final
atualizado
Compartilhar notícia
Dando início ao calendário dos grandes campeonatos de tênis em 2024 neste sábado (13/1), o Aberto da Austrália vai reunir os principais nomes da temporada no primeiro Grand Slam do ano. No masculino, o líder do ranking mundial, Novak Djokovic, chega para manter o título, Carlos Alcaraz tenta o título inédito o e a brasileira Bia Haddad Maia mira o retorno ao top 10 mundial.
Apesar da expectava, o torneio começa com um desfalque importante. Depois de sentir um desconforto durante o campeonato de Brisbane, Rafael Nadal desistiu de competir. Esse será, inclusive, o primeiro Australian Open desde 1999 sem as presenças de Nadal e de Roger Federer, que se aposentou em 2022.
Na quinta (11/1), a competição divulgou as chaves da competição. No masculino, Djokovic e Alcaraz estão em chaves contrárias. Com isso, um encontro entre os dois primeiros colocados do ranking só ocorrerá em uma possível final. Dez vezes campeão do torneio, Djoko tenta repetir o feito do ano passado, quando ficou com o título depois de bater Stefanos Tsitsipas na decisão.
O sérvio aguarda o vencedor da partida entre Alexei Popyrin e Marc Polmans para a sua estreia. Já Alcaraz inicia o torneio contra Richard Gasquet, da França.
No feminino a atual campeã e número 2 do ranking, Aryna Sabalenka, aguarda sua adversária que vem do qualyfing. Já Iga Swiatek, atual líder da classificação, começa sua trajetória contra Sofia Kenin.
Representando o Brasil, Bia Haddad Maia chega para esta edição com um desafio, passar da 2ª fase da competição. Bia estreia contra Linda Fruhvirtova, da República Tcheca.