metropoles.com

Abel usa expressão xenófoba em coletiva: “Não é uma equipe de índios”

Abel Ferreira, treinador do Palmeiras usou o termo ao avaliar o desempenho da equipe após a vitória por 3 x 1 diante do Atlético-GO

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Cesar Greco/Palmeiras
Imagem colorida de Abel Ferreira - Metrópoles
1 de 1 Imagem colorida de Abel Ferreira - Metrópoles - Foto: Cesar Greco/Palmeiras

Mesmo com uma vitória segura do Palmeiras diante do Atlético-GO nessa quinta-feira (11/7), pela 16ª rodada do Campeonato Brasileiro, Abel Ferreira polemizou durante a coletiva ao fazer uma análise de sua equipe. Não pela conclusão que chegou, mas por uma expressão que utilizou ao avaliar a desorganização da equipe durante determinado momento da partida.

Ao detalhar o esquema do Verdão, Abel comentou sobre a movimentação de Aníbal Moreno dava equilíbrio ao time, ajudando tanto na parte defensiva como ofensiva. Neste momento, acabou utilizando os indígenas como exemplo de desorganização.

“Porque isso não é uma equipe de índios. Há uma organização e dentro dessa organização há liberdade para eles criarem, para se ligarem e há princípios de jogo que nós temos, um deles é o equilíbrio, e o Aníbal é um desses pêndulos, esse motorzinho, que não só tem como tarefa ser a primeira cobertura, como também ligar jogo e pôr a equipe a jogar”, declarou o treinador português.

Assessoria responde por Abel

A Lei 7.716/89, popularmente conhecida como Lei do Racismo, engloba a xenofobia como uma das infrações. O código determina punição para quem discriminar à partir de raça, cor, etnia, religião ou procedência nacional.

Rapidamente, a fala reverberou nas redes sociais. Diante da repercussão, Abel Ferreira se posicionou por meio da assessoria do Palmeiras afirmando que não teve a intenção de ofender ninguém.

“Vivo e trabalho no Brasil desde 2020 e tenho profundo respeito por todos os brasileiros. As pessoas já conhecem o meu caráter, as minhas condutas e as minhas ações sociais. Sabem também que eu repudio por completo toda forma de preconceito”, declarou o português.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comEsportes

Você quer ficar por dentro das notícias de esportes e receber notificações em tempo real?