Abaixo de zero: Jamaica disputa Olimpíadas de Inverno após 24 anos
Relembrando o filme Jamaica Abaixo de Zero, o país retorna à competição com três equipes classificadas
atualizado
Compartilhar notícia
As Olimpíadas de Inverno de 2022 serão palco para um evento quase cinematográfico: uma equipe jamaicana de bobsled de quatro homens se classificou para o evento depois de 24 anos sem competir.
Devido ao fato de a situação relembrar o filme Jamaica Abaixo de Zero, lançado pela Disney em 1993, a equipe já se tornou uma das mais populares da competição.
O filme faz referência à estreia do time da Jamaica nos Jogos Olímpicos de Inverno em Calgary, no ano de 1988. O roteiro apresenta uma equipe novata de quatro homens lutando contra os obstáculos para competir nas Olimpíadas.
Na vida real, o país teve uma dupla de bobsleigh participando de quatro edições dos jogos: 1988, 1992, 1994 e 1998. Desde então, a Jamaica não tinha mais representantes na modalidade.
Isso mudou este ano, quando o país conseguiu finalmente classificar não só uma equipe, mas três, para competir no Jogos de Beijing de 2022, nas categorias quatro homens, trenó de dois homens e monobob feminino.
Chris Stokes, presidente da Federação Jamaicana de Bobsleigh, prestou uma homenagem ao filme após a qualificação deste, afirmando que “terá fogo no gelo”.
O perfil do Time Jamaica no Twitter também fez menção ao filme e publicou: “Temos uma equipe de bobsleigh indo para Pequim!”
BREAKING:
JAMAICA, WE HAVE A BOBSLED TEAM HEADING TO BEIJING! 📣
It will be fire on ice as #TeamJamaica 🇯🇲 secured their spot at the 2022 Beijing #WinterOlympics. This will be the 1st time JAM has qualified in 3 Olympic bobsled events: four-man, two-man and women’s monobob pic.twitter.com/hRd5h7lDlG
— Team Jamaica (@TeamJA876) January 17, 2022
A equipe vem treinando na Universidade de Bath, na Inglaterra, onde tem usado as instalações da pista nos últimos quatro anos.
Stoke afirma que sem o acidente real de 1988, retratado no longa da Disney, não haveria uma equipe de bobsleigh do país atualmente – e nem o filma Jamaica Abaixo de Zero.
Quer ficar por dentro de tudo que rola no mundo dos esportes e receber as notícias direto no seu Telegram? Entre no canal do Metrópoles.