20 anos invicta: saiba mais sobre a seleção de futebol de cegos
A seleção brasileira de futebol de cegos nunca perdeu um jogo desde que a modalidade começou a ser disputada nas Paralimpíadas
atualizado
Compartilhar notícia
A seleção brasileira de futebol de cegos tem uma das maiores hegemonias de toda a história dos jogos paralímpicos. Já são 20 anos sem saber o que é uma derrota, ou seja, desde que a modalidade entrou no programa dos jogos, em Atenas, 2004. Foram 27 jogos disputados em cinco edições, com histórico de 21 vitórias e seis empates.
E a seleção quer manter o bom desempenho nas Paralimpíadas Paris 2024.Foram sete meses de preparação, com treinamentos intensos e muito trabalho, para conquistar o hexacampeonato na modalidade.
A seleção será treinada por Fábio Vasconcelos, que convocou 10 jogadores, oito de linha e dois goleiros. Dentre os grandes destaques estão Ricardinho, que já foi eleito melhor do mundo três vezes (2006, 2014 e 2018) e Jeffinho, tetracampeão da modalidade. Dois atletas vão fazer a sua estreia: Jonatan Felipe e Maicon Júnior.
O Brasil irá enfrentar na fase de grupos a Turquia, a França e a China. Os jogos começam a ser disputados no dia dois de setembro, e a final está marcada para o dia 7. A modalidade será disputada na Arena Torre Eiffel, monumento mais famoso da França.
O local tem capacidade para 13 mil torcedores, e traz boas lembranças ao Brasil. Foi lá que a dupla Duda e Ana Patrícia conquistou o ouro no vôlei de praia feminino.