metropoles.com

100 dias para Paris 2024. O que falta fazer?

Comitê local diz que locais de competição estarão prontos nos prazos, mas provas aquáticas no Rio Sena e transporte ainda geram polêmica

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Chesnot/Getty Images
Arco Olímpico em frente a Torre Eiffel - Metrópoles
1 de 1 Arco Olímpico em frente a Torre Eiffel - Metrópoles - Foto: Chesnot/Getty Images

Cem anos depois da última Olimpíada na capital francesa, a contagem regressiva marca 100 dias para a largada do maior evento esportivo do mundo em território francês. Um século depois, os cinco anéis que representam a união dos cinco continentes, serão o grande destaque em Paris a partir do dia 26 de julho, data do início da quinzena de competições olímpicas. Nesta quarta-feira (17/4), foi aberta mais uma fase de venda de ingressos, com 250 mil bilhetes disponíveis, de todas as modalidades.

A essa altura, muitos franceses se perguntam se Victor Wembanyama levará a seleção de basquete ao topo do pódio ou se o judoca e grande estrela nacional, Teddy Riner, finalmente ganhará uma terceira medalha de ouro individual para coroar sua carreira. Entretanto, a principal pergunta é: a França estará pronta? Alguns assuntos ainda são considerados delicados, três meses antes do pontapé inicial para o evento.

Se outras cidades-sede, como o Rio de Janeiro (2016) ou Pequim (2008) tiveram que correr para terminar as obras a tempo e viram seus orçamentos explodirem, por enquanto a batalha da infraestrutura foi vencida pela Solideo, empresa responsável pela entrega dos projetos olímpicos de Paris 2024, e pelo Comitê Organizador. Toda a infraestrutura construída e durável foi concluída no prazo. A começar pela Vila Olímpica, inaugurada no final de fevereiro na presença de Emmanuel Macron. Embora o orçamento tenha sido ligeiramente revisto em alta em cerca de € 100 milhões, em parte devido à inflação, os prazos foram cumpridos, mesmo que o local ainda não esteja totalmente operacional, uma vez que os alojamentos dos atletas ainda vão ser equipados. O mesmo vale para o Centro de Mídia de Dugny (em Seine-Saint-Denis), inaugurado no início de março e que vai receber 1300 jornalistas e técnicos de comunicação. Os lotes habitacionais construídos no local já estão quase todos vendidos após os Jogos.

Leia a reportagem completa em RFI, parceira do Metrópoles.

 

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comEsportes

Você quer ficar por dentro das notícias de esportes e receber notificações em tempo real?