Youtuber que faria expedição em submarino do Titanic diz que escapou da morte: “Podia ser eu”
Jake Koehler publicou vários registros de uma expedição a bordo do Titan, que acabou frustrada devido ao mau tempo e problemas estruturais
atualizado
Compartilhar notícia
O youtuber norte-americano Jake Koehler acredita que escapou da morte a bordo do submarino Titan, da OceanGate, por causa do mau tempo e de falhas identificadas por técnicos da empresa na estrutura da embarcação.
O submersível sofreu uma implosão catastrófica no último domingo (18/6), durante expedição aos destroços do Titanic, na costa de St. John’s, Newfoundland, no Canadá. Os cinco ocupantes morreram.
“Essas imagens são da Missão III, dias antes de o submersível ser dado como desaparecido na Missão V. A minha expedição seria no mesmo submarino que desapareceu”, disse ele, em um vídeo com vários registros da excursão frustrada.
Koehler destaca que chegou a se preparar para o mergulho, acompanhado de Stockton Rush, presidente da OceanGate, e de Paul-Henry Nargeolet, ex-comandante da Marinha Francesa e especialista do naufrágio do Titanic — duas das vítimas fatais da implosão do Titan.
O youtuber afirmou que acabou não fazendo o passeio por causa do mau tempo e de problemas estruturais do submersível. “Os controladores do motor do Titan não estavam se comunicando de forma consistente. Achamos que era um problema de fiação. […] Não sei se esse foi o que causou o trágico acidente. Pode ter sido qualquer outra coisa”, contou.
“Todos os dias, eles tinham algum problema. Tentamos consertar tudo para garantir que o submersível estivesse em perfeito estado para chegar ao Titanic. Não deu certo. É estranho agora, mas, no momento, parecia algo normal para a equipe”, completou Koehler.
“Podia ser eu”, salientou. “Nós nunca saímos da plataforma. Mas, se o mau tempo não tivesse ocorrido e cancelado a expedição, poderíamos ter mergulhado e teríamos implodido.”