metropoles.com

Youtuber brasiliense cria canal para desbravar cidades do Brasil

João Victor Araújo divulga suas viagens no Tesouros do Brasil, lançado em abril deste ano

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Arquivo Pessoal
Tesouros1
1 de 1 Tesouros1 - Foto: Arquivo Pessoal

Há um chavão que diz: da crise surgem oportunidades. No atual cenário econômico do Brasil, marcado por forte turbulência, muitos profissionais de carreiras estáveis precisaram se reinventar. Volta e meia, um advogado está dirigindo um Uber, por exemplo. Um desses é o brasiliense João Victor Araújo, 32 anos. Depois de ver o mercado da engenharia minguar, ele passou a produzir conteúdos de turismo para o YouTube.

Nesta nova fase, o jovem criou o projeto Tesouros do Brasil, no qual viaja pelo país mostrando roteiros turísticos inovadores e, outras vezes, olhares diferentes para paisagens do cotidiano. Desde abril, quando o canal entrou na ar, João Victor já passou por Goiás Velho, Manaus, Rio de Janeiro (cidade na qual mora desde 2011) e sua terra natal, Brasília.

“Um dos principais motivos de ter começado a criação de conteúdo foi que perdi a perspectiva de voltar à carreira de engenheiro de onde eu havia parado.” As oportunidades que surgiam eram poucas e significavam um grande passo para trás na carreira dele. “Numa viagem ao México, um pouco antes de ficar desempregado, tive a ideia do Tesouros do Brasil, que seria uma curadoria/canal para colocar as riquezas do Brasil em evidência”, explica.

Acostumado aos canteiros de obras, o engenheiro-criador de conteúdo teve que mergulhar em um novo mundo. A aliada foi a internet: na rede, pesquisou sobre edição de vídeo, captação de imagens e marketing digital. Afinal, de nada adianta produzir se não divulgar. O estudo, é claro, também demandava pesquisar referências e canais de turismo.

“Foi como começar do zero. Muitas crises de ansiedade depois, lancei o canal em abril deste ano. Mas gravei o primeiro vídeo em outubro de 2018”, lembra João Victor.

O começo

O Tesouros do Brasil começou há pouco tempo, mas já tem história para contar. “Uma das partes mais gratificantes de ter feito o canal até agora foi a repercussão dos vídeos da Cidade de Goiás. Recebi muitos comentários, comentários e direct messages de pessoas que nasceram lá ou passavam férias na cidade… e não visitam o local há muito tempo. Uma senhora ficou conversando comigo por dias pelo Instagram, me contando histórias dos locais estavam nos vídeos”, lembra.

6 imagens
... João Victor decidiu se dedicar ao turismo
O jovem brasiliense, formado pela UnB, criou o canal Tesouros do Brasil
Então, passou a viajar pelo Brasil e filmar o país
Ele foi ao Norte, ao Nordeste e, é claro, ao Centro-Oeste
A ideia do Tesouros do Brasil surgiu durante uma viagem ao México
1 de 6

Engenheiro de formação...

Arquivo Pessoal
2 de 6

... João Victor decidiu se dedicar ao turismo

Arquivo Pessoal
3 de 6

O jovem brasiliense, formado pela UnB, criou o canal Tesouros do Brasil

Arquivo Pessoal
4 de 6

Então, passou a viajar pelo Brasil e filmar o país

Arquivo Pessoal
5 de 6

Ele foi ao Norte, ao Nordeste e, é claro, ao Centro-Oeste

Arquivo Pessoal
6 de 6

A ideia do Tesouros do Brasil surgiu durante uma viagem ao México

Arquivo Pessoal

Cidade de Goiás foi o primeiro vídeo do canal. Nesse e nos outros, João Victor seguiu sempre uma rotina, definida por ele mesmo como frenética. “Eu me divirto gravando tudo, entrevistando as pessoas, mas, quando chego na cama no fim do dia, estou esgotado. Tento absorver ao máximo todas as experiências e organizar os pensamentos para definir como vou contar aquilo às pessoas através dos vídeos”, diz.

Nas andanças, o produtor de conteúdo conseguiu ver vários lados do Brasil. Mesmo sendo um país cheio de locais deslumbrantes, a falta de infraestrutura atrapalha o desenvolvimento do setor, importante catalizador econômico.

Um estudo do Conselho Mundial de Viagens e Turismo (WTTC, na sigla em inglês) evidencia benefícios do setor para a economia e a geração de empregos no Brasil. Segundo a pesquisa, elaborada pela consultoria britânica Oxford Economics, a contribuição ao produto interno bruto (PIB) cresceu 3,1% em 2018, totalizando US$ 152,5 bilhões (8,1%). Na medição anterior, de 2017, o turismo respondia por 7,9% das riquezas nacionais (US$ 163 bilhões).

“A falta de infraestrutura no país encarece toda a cadeia do turismo e desestimula as pessoas a viajarem. Mas o brasileiro contorna essas dificuldades com um sorrisão no rosto e faz de tudo para que o turista se sinta bem-vindo”, avalia o youtuber.

Infância na estrada

Desde pequeno, João, motivado pelos pais, viajou pelo Brasil. Essa vivência cultural o motivou a explorar os tesouros encontrados no país. “Foram eles que me ensinaram o valor de uma cachoeira no fim de semana, das águas quentinhas do mar de Pernambuco e a delícia que é uma galinhada preparada no fogão a lenha”, rememora.

A ideia de construir um canal dedicado às paisagens brasileiras é uma forma de João manter esse legado e mudar uma realidade de desconhecimento dos próprios brasileiros em relação ao Brasil. “Os programas infantis de TV da minha época enalteciam tudo que era de fora e, obviamente, aquilo tudo também me enchia os olhos! Orlando, Miami, Paris etc”, conclui.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comEntretenimento

Você quer ficar por dentro das notícias de entretenimento mais importantes e receber notificações em tempo real?