Disney cancela contrato com PewDiePie após vídeos de apoio ao nazismo
Em uma das produções, PewDiePie aparece vestido de Jesus e diz que “Hitler não fez nada errado”
atualizado
Compartilhar notícia
A Disney cancelou o contrato com o youtuber mais popular do mundo. A decisão da companhia se deu após o sueco PewDiePie publicar nove vídeos com mensagens e imagens antisemitas, em apoio a Hitler e ao nazismo.
Os estúdios divulgaram um comunicado na noite dessa segunda-feira (13/2). PewDiePie, que na verdade se chama Felix Kjellberg, atualmente conta com 53 milhões de inscritos em seu canal de games.
O The Wall Street Journal denunciou os nove vídeos antisemitas. As publicações, que foram apagadas do canal, começaram em agosto. Em uma delas, o youtuber aparece vestido de Jesus e fala: “Hitler não fez nada errado”.Apesar de Felix ter conseguido seguidores graças ao seu estilo provocativo e irreverente, ele claramente foi muito longe nesse caso e os vídeos são inapropriados. A Maker Studios (braço da Disney) tomou a decisão de encerrar a afiliação com ele
Disney, em comunicado
PewDiePie era um dos principais aliados da empresa. De acordo com a consultoria Social Blade, os vídeos que ele produz foram visto, aproximadamente, 15 bilhões de vezes. Segundo estimativa do Forbes, o youtuber faturou cerca de US$ 15 milhões em um ano.
Felix Kjellberg usou o Tumblr para se defender das acusações. Ele afirmou que não tinha a intenção de ofender a ninguém e reconhece que exagerou.
“Eu penso que é importante me posicionar e quero deixar algo claro: eu não apoiei, de forma alguma, nenhum tipo de atitude de ódio. No entanto, apesar de não ter tido a intenção, reconheço que essas piadas foram ofensivas”, escreveu.
PewDiePie retirou os vídeos do ar. Porém, as produções já tinham alcançado mais de 23 milhões de visualizações no YouTube.