XBPIX: streaming possibilita ganhar dinheiro compartilhando filmes
Nova plataforma brasileira de vídeo sob demanda promete aquecer o mercado cinematográfico nacional
atualizado
Compartilhar notícia
Já pensou em ganhar dinheiro vendo filmes? Através da nova plataforma de streaming brasileira isso será possível. No ar há uma semana, a XBPIX possibilita que o assinante compartilhe filmes com os amigos e ganhe uma parte da renda das produções a cada aluguel.
Mesclando produções nacionais consagradas e independentes, a XBPIX funciona através do modelo de TVOD (Transactional Video on Demand), ou seja, as produções ficam disponíveis através do pagamento de uma taxa de aluguel – como nas antigas locadoras de filmes.
Na plataforma, a cada pagamento, o assinante tem uma janela de cinco dias para assistir ao filme (três a mais do que em serviços como Now e iTunes) e de compartilhá-lo de forma ilimitada em suas redes sociais. Quanto mais compartilhar, mais o assinante pode ganhar.
Assim como os aplicativos de vídeos como TikTok e Kwai, a plataforma une a estratégia do engajamento com retorno financeiro para conquistar o gosto dos assinantes. Dependendo do número de novos aluguéis conseguidos, o assinante pode ganhar chegar a ganhar 35% da receita líquida de cada aluguel subsequente.
“A plataforma reúne o conceito de marketing de afiliados e a plataforma de streaming. O cinema cresceu e se desenvolveu do boca-a-boca e a gente aposta as fichas na recomendação que é a essencial dessa relação do cinema”, explica o produtor e idealizador Marcus Ligocki Jr.
A XBPIX disponibiliza três opções de serviços de compensação: um grátis e outros dois pagos. Cada plano funciona através de um sistema de pontos (100 por cada aluguel conseguido), quanto mais pontos conquistados maior a remuneração. Além disso, os planos pagos possuem benefícios como descontos em aluguéis e uma variedade maior de opções para compartilhamento dos filmes, que podem ajudar a gerar um maior engajamento.
O sistema funciona da seguinte forma: o usuário precisa alugar algum dos filmes e assisti-lo por pelo menos uma vez, depois disso pode compartilhá-lo de maneira ilimitada. Nos cinco dias em que o longa está disponível é possível fazer isso do próprio player de exibição (inclusive podendo escolher seu momento preferido da produção para a publicação); após o período é necessário acessar a aba “Meus Alugueis” e compartilhar o link gerado pelo site. Os pagamentos são feitos mensalmente via PayPal.
“Somos uma plataforma de compartilhamento de filmes. A ideia é criar uma grande comunidade de amantes de cinema e ajudar a fortalecer o mercado nacional cada vez mais”, completou Marcus.
Catálogo
Atualmente, o serviço conta com 18 filmes no catálogo, como as franquias De Pernas pro Ar e O Candidato Honesto, e produções independentes, como O Último Cine Drive In. A previsão é de que outros 46 longas cheguem à plataforma em breve, incluindo títulos da Downtown Filmes e Paris Filmes.
A plataforma já pode ser acessada via web tanto pelo computador, quanto pelo celular e possui uma interface bastante prática e interativa. Um aplicativo do XBPIX vai ser lançado em breve para celulares e SmarTVs.