VJs de YouTube: veja quem são os especialistas em cultura pop da atualidade
Sucesso na TV na década de 1990, os canais de música conquistaram espaço no entretenimento de nicho proporcionado pela internet
atualizado
Compartilhar notícia
Extintos na TV, os programas sobre o mercado fonográfico há tempos se reinventaram e encontraram espaço no entretenimento de nicho proporcionado pelo YouTube. Com a alta dos serviços de streaming durante a pandemia de Covid-19, os canais de música cresceram e, hoje, são grandes filões da audiência da plataforma.
Das polêmicas carreiras de divas internacionais como Beyoncé e Lady Gaga, passando pelo sempre ativo cenário do rock’n roll até os bastidores da turnê de Sandy & Junior: VJs veteranos e novatos mantêm público fiel com conteúdos pautados no universo da cultura pop.
Nova Geração
Etc e Pop
Nascido em Criciúma, Santa Catarina, o jornalista Edivelto da Rosa é um dos representantes da nova geração de VJs. Dono do canal Etc e Pop, o youtuber conta que a vontade de falar sobre música na internet, mas só conseguir colocar o plano em prática com o início da quarentena no Brasil. “Em uma semana já tinha cinco vídeos prontos”, lembra.
Nas produções, Edivelton compartilha com os internautas seus achados musicais, além de fazer críticas e análises dos hits e artistas dos momentos. “Já fui muito atacado, mesmo tentando sempre falar da forma mais respeitosa possível. Por um lado, eu entendo, porque sei que todo fã gosta de defender seu ídolo”, afirma o youtuber, em entrevista ao Metrópoles.
Com pouco investimento e muita vontade, Edivelton conta que sempre fez tudo sozinho. Desde o roteiro, gravação, edição, finalização e publicação, até a vinheta que abre o programa. A dedicação vem dando frutos: hoje o Etc e Pop soma 11,8 mil inscritos e mais de 300 mil visualizações.
Edivelton da RosaAcho que o mais legal é que os VJs, por mais incríveis que fossem, não tinham muito tempo na TV para dar 100% da opinião deles. Hoje, o que a gente faz no Youtube é muito mais livre. Cada um é dono da sua marca e do seu conteúdo
Fala, Leonardo!
A adoração de Leonardo Torres, de 31 anos, pelos irmãos Sandy & Junior transformou sua vida. Em 2019, o carioca teve uma ideia: ir a todos os shows da turnê Nossa História, que marcou o reencontro no palco após 12 anos do fim da dupla. “Eu e duas amigas gravamos uma websérie mostrando essa aventura. Fez sucesso entre os fãs e, quando acabaram os shows, eu quis continuar alimentando aquele público”, conta.
Assim surgiu o Fala, Leonardo!, hoje com mais de 20 mil inscritos e 12 milhões de views. Um dos vídeos mais acessados narra a “fugidinha” de Sandy para ver Mariah Carey no SBT, em 1999. “Sou fã deles desde criança, quando tinha 9 anos. Acompanhei as diversas fases da carreira deles. Por morar no Rio, pude testemunhar momentos icônicos, como o show no Rock in Rio e a gravação do DVD no Maracanã. Percebi que muitos outros fãs do Brasil inteiro, e do mundo, não tiveram as mesmas oportunidades, e que eu poderia compartilhar minhas experiências e meu conhecimento com todo mundo”, explica Leonardo.
Vídeos como 20 Bocas Que Junior Lima Já Beijou e Gente, Me Ajuda Aqui… Quem Foi o Quarto Namorado da Sandy? chamaram a atenção dos artistas que chegaram a comentar sobre a página em suas redes sociais. “Eu falo muito da carreira, dos álbuns, das músicas, mas as pessoas se interessam mais pela vida pessoal”, considera o youtuber.
Para Leonardo, a principal vantagem dos canais sobre música do YouTube é o caráter democrático. Segundo ele, cada produtor de conteúdo tem uma cultura e uma vivência diferente, o que resulta em diferentes pontos de vista sobre os mesmos assuntos. “O vídeo que eu faço sobre Sandy e Junior não é o mesmo que o Bruno di Maio ou que o Edivelton vai fazer. Cada um tem um olhar e uma abordagem, e isso é muito rico para o público”, conclui.
O maior
Atualmente, Anderson Vieira é o VJ mais assistido do YouTube, com quase 32 milhões de visualizações. Especialista em música pop, ele vem do blog Original Tune e hoje acompanha o cenário musical nacional e internacional, faz análises detalhadas e muito bem estudadas de artistas que estão em destaque no momento, que já foram ou que ainda estão surgindo na cena.
Como muitos brasileiros adoram uma fofoca de artista, um dos vídeos mais acessados é a seleção feita por Anderson com os 10 feats que terminaram em treta, confira:
Ex-UnboxingPop
Bruno Di Maio comanda canal com 49 mil inscritos e 6 milhões de visualizações. Na página, o youtuber também foca no cenário pop mundial e é possível encontrar vídeos rewiews, tanto de clipes, quanto de álbuns e turnês. Além de notícias do mercado fonográfico, como os possíveis lançamentos de 2021.
Veteranos
Kazagastão
Um dos primeiros a migrar da TV para a web foi Gastão Moreira – apresentador de programas como o Gás Total, na década de 1990. Com 226 mil inscritos e mais de 27 milhões de views, o Kazagastão tem como tema principal o rock’n roll, missão que seria um fracasso na televisão atualmente dominada por funk e sertanejo.
Music Thunder Vision
Chamado de o pai de todos os VJs da MTV do Brasil, Luiz Thunderbird produz, desde 2017, o Music Thunder Vision, com 78,4 mil inscritos e mais de 3 milhões de views. No programa virtual, o veterano explora as biografias de artistas atuais como Eminem até nomes da década de 1970 como B-52’s.