metropoles.com

Viradouro pode perder o título por descumprir regra? Entenda o caso

Outras escolas de samba entraram com recurso afirmando que a Viradouro tinha mais integrantes que o permitido na comissão de frente

atualizado

Compartilhar notícia

Paulo Tauil e Léo Franco /AgNews
Lore Improta em ensaio da Viradouro - Metrópoles
1 de 1 Lore Improta em ensaio da Viradouro - Metrópoles - Foto: Paulo Tauil e Léo Franco /AgNews

A escola de samba Unidos da Viradouro foi consagrada como a campeã do Carnaval do Rio de Janeiro em 2024. A escola de samba teve uma grande vantagem em comparação com a Imperatriz Leopoldinense, que ficou na segunda colocação.

Apesar do título definido pelos jurados, dirigentes da Grande Rio, Imperatriz Leopoldinense, Mocidade e Beija-Flor enviaram um documento de recurso à Liesa (Liga Independente das Escolas de Samba do Rio de Janeiro) pedindo uma punição à Viradouro por conta de uma irregularidade no desfile.

4 imagens
1 de 4

Marco Terranova | Riotur
2 de 4

Marco Terranova | Riotur
3 de 4

Marco Terranova | Riotur
4 de 4

Marco Terranova | Riotur

Segundo os mandatários, a campeã teria ultrapassado o limite de 15 integrantes visíveis durante a apresentação da escola. O presidente da Liesa, Jorge Perlingeiro, afirmou que os recursos foram aceitos e o resultado definitivo será divulgado nesta quinta (15/2).

“Quatro agremiações ingressaram com um recurso para que houvesse punição para a Unidos da Viradouro. Todos os recursos foram aceitos e serão analisados até amanhã na sede da Liesa”, disse Perlingeiro.

Segundo o regulamento, a Unidos da Viradouro, que teve nota 10 no quesito Comissaõ de Frente, pode ser punida em 0,5 (meio) ponto por conta da irregularidade.

Viradouro vai perder o título se for punida?

A Grande Rio citou no texto o artigo 26 do regulamento da competição, que diz que cada escola deve “desfilar com o limite mínimo de 10 (dez) e até o máximo de 15 (quinze) componentes na Comissão de Frente”.

“Conforme disposto no Livro Abre-Alas, disponível no sítio oficial da LIESA, a Comissão de Frente do G.R.E.S. Unidos do Viradouro contava com 24 componentes: 14 femininos e 10 masculinos. Embora sua totalidade está discriminada como 15 integrantes no mesmo livro, o que não se confirmou durante o desfile da agremiação”, argumentou a Grande Rio.

A punição, entretanto, não seria suficiente para tirar o título da campeã, visto que ela terminou com 270,0 pontos e 0,7 ponto a mais do que a segunda colocada, Imperatriz Leopoldinense, que teve 269,3 pontos. Sendo assim, a perda de 0,5 ponto não mudaria a classificação final.

Viradouro campeã no Rio de Janeiro

A escola de samba Unidos de Viradouro é a nova campeã do Carnaval do Rio de Janeiro. Com o samba-enredo Arroboboi, Dangbé!, a agremiação conquistou 270 pontos na avaliação dos jurados, anunciada nesta quarta-feira (14/2), e levou o prêmio deste ano.

O samba-enredo da escola de samba se baseou nas crenças voduns dos povos africanos que viviam na Costa da Mina. O principal destaque da agremiação foi uma enorme serpente, que surgia entre o balé e deslizava pelo chão da Sapucaí.

A escola já foi campeã do Grupo Especial duas vezes, em 1997 e 2020.

Os quesitos foram julgados na seguinte ordem: alegorias e adereços; bateria; evolução; mestre-sala e porta-bandeira; comissão de frente; enredo; harmonia; samba-enredo; e fantasias.

A Imperatriz Leopoldinense ficou com a segunda posição, seguida pela Grande Rio. As escolas marcaram 269,3 e 269,2 pontos, respectivamente. A Porto da Pedra foi a escola rebaixada para a Série Ouro, com 264,9 pontos.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comEntretenimento

Você quer ficar por dentro das notícias de entretenimento mais importantes e receber notificações em tempo real?