metropoles.com

Vila Isabel desfila os 60 anos de Brasília na Marquês de Sapucaí

A escola de samba reinterpretou a história da capital, recontando as origens do Brasil

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
WALLACE TEIXEIRA/FUTURA PRESS/FUTURA PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO
DESFILE VILA ISABEL
1 de 1 DESFILE VILA ISABEL - Foto: WALLACE TEIXEIRA/FUTURA PRESS/FUTURA PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO

Segunda escola a desfilar na noite desta segunda-feira (24/02/2020) no Rio de Janeiro, a Vila Isabel levou para a avenida uma homenagem à história do Brasil, com foco nos 60 anos de Brasília.

Com o enredo Gigante Pela Própria Natureza: Jaçanã e um Índio chamado Brasil, a escola aborda a quantidade de culturas que se encontraram em Brasília, com a criação da capital do país, há 60 anos.

“Nada mais lindo do que representar o nosso povo brasileiro como um grande gigante. Essa foi uma inspiração que eu tive de contar a história do Brasil de uma forma diferente”, afirma o carnavalesco Edson Pereira.

O desfile da Vila Isabel começou às 22h30 na Marquês de Sapucaí, sucedendo o desfile político da São Clemente, utilizando um conto indígena para reinterpretar a história da capital.

O carro abre-alas, intitulado Um Índio Chamado Brasil, deu início à festa. A rainha de bateria da agremiação, Aline Riscado, entrou na avenida com uma roupa que lembrava os traços modernistas da arquitetura de Niemeyer, que marca o desenho da cidade-monumento.

Reprodução
Aline Riscado, rainha de bateria da Vila Isabel

Sabrina Sato (foto em destaque) deixou o posto de rainha de bateria, mas segue desfilando na escola. “Amo a Vila Isabel, comecei aqui há 10 anos”, disse a apresentadora. Sua fantasia também traz os traços angulados que marcam a arquitetura da cidade.

O carro da Vila Isabel escolhido para encerrar o desfile traz a Catedral de Brasília: um dos pontos turísticos mais conhecidos da capital. A obra arquitetônica é uma das marcas da cidade e da arquitetura modernista.

Ouça o samba-enredo da Vila Isabel para o desfile de 2020:

Homenagem a Brasília

Ainda em maio de 2019, o governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), anunciou que o aniversário de 60 anos da capital seria o tema do samba-enredo da Unidos de Vila Isabel.

A capital do Brasil já foi tema de samba-enredo da Beija-Flor de Nilópolis, também do Rio de Janeiro, em 2010; e, naquele mesmo ano, da Tom Maior, de São Paulo.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comEntretenimento

Você quer ficar por dentro das notícias de entretenimento mais importantes e receber notificações em tempo real?