Vídeo: guardas agridem idoso com cadela no colo e causam revolta na web
Caso aconteceu em São Paulo. Jadir teria tentando entrar em um mercado municipal com sua cadela, quando foi impedido pelos agentes
atualizado
Compartilhar notícia
Um vídeo onde um idoso é agredido por agentes da Guarda Civil Municipal (GCM) enquanto segura uma cadela no colo circula nas redes sociais e causa revolta nos internautas. O caso aconteceu nessa segunda-feira (10/8), em São José dos Campos, interior de São Paulo.
Segundo o jornal Estado de Minas, o idoso se chama Jadir e teria tentado entrar no Mercadão de São José dos Campos com sua cadela, Isabella, no colo, o que seria proibido. Os guardas impediram o homem de entrar, mas agiram de forma agressiva. No vídeo, é possível ver que a cadela de Jadir acaba caindo no chão.
Nas imagens, pessoas que assistiam à cena de violência gritam e pedem que os guardas não machuquem o idoso, enquanto uma senhora tenta intervir. O vídeo termina com os agentes levando o idoso embora, sem a companhia de sua cadela.
Assista:
O vídeo foi postado por Esdras Andrade, ativista da causa animal, e causou comoção nas redes sociais. Andrade ofereceu assistência jurídica para Jadir, que foi levado para a delegacia e liberado logo em seguida. Por sorte, ele conseguiu encontrar Isabella.
Pedido de desculpas
Após a repercurssão do vídeo, o prefeito de São José dos Campos, Felício Ramuth, pediu desculpas pelo ocorrido e, principalmente, pela forma como os agentes agiram.
“Na minha opinião, essa abordagem excedeu muito o limite razoável do que deveria ter sido feito. Seu Jadir é um senhor de idade, e ainda com uma cachorrinha no colo, me parece que houve um excesso na abordagem”, escreveu Ramuth em suas redes sociais.
Segundo o prefeito, os policiais afirmam que Jadir insistiu em entrar com Isabella no mercado e, após um dos agentes impedir, o idoso teria jogado café em um dos guardas.
“Na minha opinião, é um excesso na abordagem de um senhor idoso e com uma cachorrinha. Por tanto, em nome da cidade, eu quero pedir desculpas ao seu Jadir”, finalizou o político.