Vândalos destroem fotos de exposição sobre mulheres pretas no Rio
A exposição Presença D’elas: a Potência da Mulher Preta, em Niterói (RJ), foi alvo de vandalismo na última quinta-feira (27/7)
atualizado
Compartilhar notícia
A exposição Presença D’elas: a Potência da Mulher Preta, em Niterói (RJ), foi alvo de atos de vandalismo na madrugada da última quinta-feira (27/7). A mostra, que teve 23 obras destruídas, homenageava mulheres niteroienses de diferentes gerações e celebrava o Dia da Mulher Negra, Latino-americana e Caribenha.
O crime foi registrado na Delegacia de Crimes Raciais e a Coordenadoria de Políticas e Direitos das Mulheres pretende repor as fotos arrancadas na manhã do próximo sábado (29/7).
As câmeras da prefeitura instaladas no local não flagraram a ação. A Prefeitura está verificando junto aos estabelecimentos comerciais da região se há imagens que tenham registrado o vandalismo.
“A intolerância e o racismo não permitem que celebremos a presença e a beleza da mulher preta. É justamente o que queremos combater com essa exposição. Vão vandalizar? Vamos recolocar novamente as fotos! A exposição Presença D´Elas: a Potência da Mulher Preta já está cumprindo o papel de resistência e de revelar o quanto ainda precisamos avançar. Ela vai permanecer na rua para que cada menina negra se reconheça nessas fotos e reconheça a potência que habita dentro dela”, disse Fernanda Sixel, a coordenadora da Coordenadoria de Políticas e Direitos das Mulheres, da Prefeitura de Niterói, responsável pela exposição.